Como agir em casos de inclusão indevida no SPC ou SERASA?

Ter o nome incluído no SPC e/ou SERASA ocorre quando não se efetua o pagamento de uma dívida e, a partir daí, não será mais possível fazer empréstimos, abrir conta em bancos, obter financiamento, dentre outros serviços que são restringidos ao devedor. No entanto, algumas vezes pode ocorrer de a inclusão ser feita de forma indevida.

 

Mas, como agir em casos como este? Nós da Mega Consultas falaremos sobre isso. Para saber o motivo em que seu nome ainda consta no SPC ou SERASA, é preciso fazer uma consulta antes. A consulta pode ser feita presencial ou online, pelo site www.megaconsultas.com.br.

 

Para fazer a consulta pessoalmente, é necessário estar munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço. Além disso, é necessário estar com os documentos originais e cópias. Já para fazer a consulta online, basta fazer um breve cadastro, com nome, e-mail e senha para acesso.

 

Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que mesmo após quitar o débito, seu nome ainda poderá permanecer no SPC ou SERASA por até cinco dias úteis, que é o prazo para a empresa atualizar o cadastro de devedores. Após fazer a consulta e detectar que a dívida foi paga e se passaram cinco dias úteis ou mais e seu nome ainda consta na lista de inadimplentes, procure o credor ou o SPC/SERASA da sua cidade, para solicitar a correção necessária.

 

Porém, para que ocorra a correção, é preciso apresentar os documentos que comprovem sua legitimidade e a irregularidade da informação. Por isso, é de suma importância que você guarde o comprovante da quitação da dívida. Além disso, este atendimento não pode ser feito virtualmente, tendo em vista a impossibilidade de conferência dos documentos a serem apresentados, visando garantir a confirmação da veracidade da reclamação.

 

Além de solicitar a correção, há a possibilidade de pedir indenização por danos morais. O valor da indenização será calculado conforme o tempo em que o seu nome ficou incluso no cadastro de inadimplentes mesmo tendo pago a dívida.

 

E aí, quer saber se seu nome ainda consta no SPC ou SERASA mesmo depois de ter pago sua dívida? Então faça uma busca em seu CPF, acessando nosso site www.megaconsultas.com.br.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!