Como limpar seu nome!

A inadimplência pode acontecer com qualquer um. Quando a gente menos espera, chega um e-mail ou uma carta do SERASA, do SPC ou do Banco Central dizendo que seu nome está lá. E como foi que isto aconteceu? Pode ser que você não tenha esquecido alguma pagamento. Outro caso é quando você estoura o limite do cheque especial.

A inadimplência atinge hoje mais de 60 milhões de brasileiros: se pensarmos bem, este número significa mais de 25% da população. Portanto, não se preocupe. Se este é o seu caso, você não está sozinho. A redução de dívidas é um tema que preocupa inclusive o Governo Federal, que já está se empenhando junto às administradoras de cartão de crédito para diminuir os juros aplicados sobre os débitos.

Para retirar seu nome dos cadastros do SPC ou do SERASA, basta quitar a dívida. Depois, no prazo de até 5 dias úteis seu cadastro estará limpo novamente. Se seu problema é arrumar dinheiro para pagar a dívida, você pode fazer um acordo para o seu pagamento em parcelas. Quando você pagar a primeira destas parcelas, seu nome será apagado da lista de inadimplência.

Se mesmo assim seu nome não for retirado do SPC ou SERASA, então você pode processar o credor e exigir até mesmo indenização por danos morais.

 

O último caso é o da prescrição. Seu nome fica sujo no máximo até 5 anos. Após este período, ele tem de ser retirado dos cadastros de inadimplência por lei.

Consulte já seu CPF online!