Como Posso Cobrar Meus Clientes Para Evitar Calotes?

Final de ano passou, mas as dívidas feitas das compras de final de ano ficam e, além disso, muitas pessoas compram além do que podiam ou conseguiriam pagar, aí vem a inadimplência, que normalmente tende a aumentar em todo começo de ano.

No entanto, a inadimplência deve ser mantida longe do vocabulário de um empreendedor, lojista ou vendedor. Isso porque, vender e não receber não é nenhum pouco legal e justo com quem está à espera de ver o dinheiro entrar na conta.

Para isso, pensando em auxiliar os credores a cobrarem os clientes em atraso, a fim de evitarem calotes, nós, da Mega Consultas, iremos abordar este tema ao longo deste artigo.

A dúvida mais comum que pode surgir em um empreendedor é a de como abordar o cliente para efetuar uma cobrança sem ser deselegante ou grosseiro. Mas, assim como o consumidor tem uma série de direitos previstos em lei e extremamente necessários, o comerciante também tem o seu respaldo jurídico.

Portanto, não tenha medo de efetuar cobranças. Este é o seu direito por lei. Você prestou um serviço ou vendeu um produto esperando receber por tal. Sendo assim, deixe claro ao cliente que é importante que ele efetue o pagamento.

A inadimplência é uma das questões mais difíceis de se abordar. No entanto, o vendedor deve aliar objetividade e altruísmo para lidar com clientes em dificuldades para efetuar o pagamento acordado. Mas, o cuidado deve estar no tratamento dispensado ao consumidor. Pois, ao tratá-lo de forma grosseira, ele poderá ficar insatisfeito e nem mesmo pagar a dívida.

Por isso, seja discreto, atencioso e cordial ao relembrar o cliente sobre o vencimento do prazo. E, não se sinta mal por cobrar. E, lembre-se que quanto mais antiga for a dívida, mais difícil que ela seja paga. Por isso, esteja sempre atento aos prazos de pagamentos dos clientes e não deixe ultrapassar muitos dias.

O primeiro contato a ser feito com o cliente devedor deve ser como um lembrete, avisando-o sobre o pagamento em atraso. Esse contato pode ser por carta, e-mail ou telefone e, sempre oriente a equipe de cobrança sobre como agir com os clientes.

Pois, é importante que os profissionais de cobrança tenham todas as informações possíveis sobre a forma de negociação. Para isso, informe como foi realizada a venda, quantidade de parcelas, valor e tentativas de cobrança.

Em suma, o mais importante de tudo é que a imagem da sua empresa deve continuar positiva para este cliente devedor. Pois, quando este quitar sua dívida, poderá fazer novas.

Além disso, um cliente insatisfeito com o tratamento recebido ao ser cobrado, pode ser uma propaganda negativa para a sua empresa. Portanto, fique atento quando for realizar cobranças de consumidores inadimplentes.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!