Diga adeus aos problemas financeiros

Equilibrar e organizar a vida financeira pode parecer para muitos um desafio, mas com determinação e planejamento é possível dizer adeus aos problemas financeiros que assombram a vida de muitos brasileiros. Mas como resolver? Por onde começar? Em meio a tantas dicas e métodos para economizar e sair do vermelho como saber a melhor forma de iniciar essa mudança?

 

Quando se tem dividas é importante colocar a cabeça para pensar e se policiar para que a atitude de mudar faça parte do seu dia a dia. Não adianta apenas querer sair das dividas, precisa ter em mente que hábitos precisam ser mudados e que isso pode até parecer fácil, mas não é! É preciso ter determinação e foco!

 

O primeiro passo é avaliar sua situação atual e ter uma noção real do tamanho do buraco que existe, uma boa maneira de começar é criando um plano de gestão de dívidas, fazer um planejamento financeiro. Você pode usar uma planilha de gastos ou anotar tudo em um caderno, o importante é colocar até a menor divida, pois pequenos detalhes deixados de fora podem somar uma grande quantia no final do mês.

 

É interessante também procurar fazer uma negociação de suas dívidas, entrar em contato com as empresas e conversar. Exponha toda a sua situação e procure fazer um acordo que será possível honrar. Afinal um acordo não pago só irá trazer uma dívida maior.

 

Outra opção é a consolidação da sua dívida, ou seja, trocar a sua divida por uma outra.

Por exemplo: Você pode pedir um empréstimo, quitar todas as suas dividas e ficar apenas com as dividas do empréstimo.

 

Cuidado com os cartões de credito! Ao mesmo tempo que podem nos “salvar” quando estamos sem dinheiro, eles trazem mais dívidas para nossa conta. Evite ao máximo pagar o mínimo da fatura, pois isso gera juros altos. Se a compra for de grande necessidade, tente pelo menos pagar a maior parte do valor total á vista isso fará diferença na hora de sair do vermelho.

 

Saia da zona de conforto! Parece fácil, mas manter o planejamento e seguir a risca no que é preciso economizar, é muito complicado. No dia a dia acontecem imprevistos, aparecem promoções e é preciso analisar o que é importante e o que é supérfluo.

Infelizmente educação financeira não é uma característica de nós brasileiros, mas sempre há tempo de aprender! Saúde financeira é importante para TUDO, para poupar, para realizar uma viagem, comprar uma casa ou realizar um sonho e só depende de você.