O que fazer se seu nome está no SPC e SERASA por causa de uma dívida que já foi paga ou não existe?

Em alguns casos, podem ocorrer de dívidas já pagas serem registradas como não quitadas e seu nome ser incluído na lista de inadimplentes do SPC e SERASA. Isso significa que uma inclusão indevida foi realizada.

 

Ao tomar ciência de que isso aconteceu, primeiramente, faça uma consulta em nosso site (www.megaconsultas.com.br) no seu CPF e saiba se seu nome está mesmo no SPC e SERASA e qual foi a empresa que pediu a inclusão.

 

Depois, se a inclusão foi de uma dívida já paga, ou seja, inexistente, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial com pedido de “antecipação de tutela” para que o juiz determine a imediata exclusão dos cadastros.

 

Nesta mesma ação poderá exigir indenização por danos morais, pois é caso de manutenção indevida de cadastro e, consequente, abalo de crédito.
Por isso, em casos de dívidas pagas, sendo elas pagas diretamente com o credor ou em um escritório de cobrança, é importante sempre guardar o recibo que servirá como prova na ação judicial.
Além disso, existem algumas situações que podem fazer com que ocorra a inclusão indevida no SPC ou SERASA, que são:

 

1 – Erro do credor: a dívida nunca existiu. Mesmo assim, a empresa registrou seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Apresente sua consulta que informa a restrição à empresa que te negativou e exija imediatamente a baixa do registro.

 

2 – Dívida já paga: Você já pagou a dívida e nada da empresa retirar o débito no prazo estipulado, que é de 5 a 10 dias. Vá com o comprovante de pagamento da dívida na empresa que te negativou e solicite a baixa imediatamente. Aguarde novamente o prazo de 5 a 10 dias e verifique novamente.

 

3 –  Fraude: Isso acontece quando utilizam indevidamente seus documentos (perdidos, roubados, furtados, fraudados, clonados, entre outras situações) e por isso seu nome está negativado. Quando isso ocorre e o consumidor contesta a compra, existe uma perícia que será realizada, como conferência de assinatura. Por isso, se acontecer uma dessas situações com seus documentos, realize boletim de ocorrência na delegacia ou online.

 

Em suma, alguns erros ou situações podem ocorrer e seu nome ser incluído por uma dívida já paga ou inexistente. Mas, é importante ter sempre o comprovante de pagamento da dívida. E em casos de documentos perdidos, roubados, furtados, é necessário realizar boletim de ocorrência, pois os mesmos podem ser usados por outra pessoa e levar seu nome ao SPC ou SERASA sem que você tenha conhecimento.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!