Posso abrir Conta Poupança com o Nome Sujo?

A inadimplência é um mal comum na sociedade brasileira com o aumento da demanda e concessão de crédito e falta de educação financeira. Pois, são muitos os que não sabem administrar suas finanças com sabedoria e planejamento a médio e longo prazo.

 

Além disso, grande parte da população tem dúvidas quanto ao que pode ou não ser feito quando se está com o nome sujo, ou seja, quando se está na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

Consulte agora mesmo seu CPF

Ao ficar inadimplente ou como muitos dizem com o “nome sujo’”, o consumidor pode ser prejudicado de muitas outras formas que não apenas a falta de crédito na praça. Quem tem o nome negativado pode ser eliminado em uma seleção de emprego, por exemplo.

 

Também, quem passou em um concurso público pode ter problemas caso conste no edital que é preciso ser adimplente para assumir o cargo. Ainda, o nome sujo, também, pode te impedir de abrir conta corrente ou adquirir cartão de crédito.

 

Poucas são as pessoas que sabem o que são impedidas de fazerem quando se estão inadimplentes e muitas acreditam que nem abrir uma conta poupança podem. No entanto, os bancos não podem te impedir de abrir uma conta poupança, mesmo estando com restrições no SPC e SERASA.

 

Na ocasião, a poupança é a melhor opção para se guardar dinheiro, seja para planejamentos futuros, como para pagar uma faculdade ou para problemas financeiros futuros, ou seja, para quitas dívidas que você fez e não conseguir quitar, mas planeja saná-la em determinado momento.

 

Geralmente os bancos bloqueiam a abertura de conta corrente. Isso é comum acontecer, mas, quando se trata de conta poupança, não existe nada que especifique sobre Contas Poupança. Portanto, dessa forma, é possível entender de que para abrir uma Conta Poupança não existem problemas em relação ao nome estar sujo no SPC ou SERASA.

 

Além disso, ter uma Conta Poupança não expõe a Instituição Bancária em risco de prejuízo, já que esta não concederá ao cliente limites, cheques, cartões de crédito ou empréstimos, mas sim uma conta para que seja depositado e guardado dinheiro, apenas sob esta função.

 

Porém, o Banco Central não estabelece uma norma ou lei que obrigue os bancos abrirem conta poupança para quem está com o nome sujo no SPC ou SERASA. Já que cada Banco tem direito a sua concessão própria. Sendo assim, somente a Justiça poderia determinar isso a um banco, caso ele se negasse a abrir uma conta poupança para quem tem restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito.

 

Portanto, se você está com o nome sujo e quer abrir uma Poupança, vá até a agência e apresente seus argumentos. Caso, ainda assim eles se recusarem a abrir a conta poupança, procure a Justiça