Quais os motivos que levam nosso nome a ser incluído no SPC e SERASA?

Atualmente, no Brasil, o número de inadimplentes, ou seja, de pessoas que compram e não pagam suas dívidas tem aumentado. Inclusive a quantidade de idosos com o nome “sujo”, também, aumentou. Sobre os motivos para se ter o nome incluído no SPC e SERASA é que nós, da Mega Consultas, falaremos hoje.

 

A partir do momento em que o consumidor deixa de pagar uma conta, ele corre o risco de ter seu nome incluído na lista de inadimplentes do SPC e SERASA. E, para que isso aconteça, a empresa não precisa esperar um prazo determinado por lei. Mas, muitas empresas aguardam por pelo menos 60 dias antes de pedir a inclusão do seu nome.

 

A inclusão do nome também depende do tipo de conta e da paciência do credor. Se for uma conta de telefone, por exemplo, a lei só permite a inclusão do nome no SPC e SERASA após 90 dias de atraso no pagamento. Mas, se for uma prestação de loja ou o boleto de um condomínio, o nome pode ficar sujo a partir do primeiro dia em atraso.

 

No entanto, as empresas preferem manter um bom relacionamento com o cliente e deixam a inclusão do nome somente para o fim do processo de cobrança, quando percebem que só resta essa alternativa. E, o prazo máximo para que seu nome seja mantido na lista de inadimplentes do SPC e SERASA é de 5 anos.

 

Mas, caso você resolva deixar a dívida sem pagar e esperar cinco anos para voltar a ter crédito, você não será esquecido pelas empresas. Pois, normalmente elas costumam telefonar e mandar cartas lembrando da necessidade do pagamento. Passados os cinco anos, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem de ser retirado do cadastro de inadimplentes.

 

Porém, caso você não consiga honrar seus compromissos e pagar suas dívidas, não é aconselhável esperar cinco anos para que seu nome saia da lista de inadimplentes do SPC e SERASA, pois, durante este período não será possível realizar uma série de atividades, como obter financiamento, crédito em lojas e bancos, bem como comprar casas, carros e outros bens de forma parcelada. Ou seja, neste longo período de cinco anos, você não terá crédito em nenhum local. Você terá que comprar tudo apenas com dinheiro, à vista.

 

E aí, está com alguma dívida atrasada? Não passe vergonha na hora de fazer compras. É possível consultar a situação do seu CPF pelo nosso site www.megaconsultas.com.br.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!