4 motivos para não deixar o nome sujo

É muito desagradável estar com o nome sujo na praça não é mesmo? Você perde crédito e fica “travado” na sua vida financeira. Afinal um nome limpo é sinal de oportunidades e facilidades. Pensando nisso trouxemos 4 motivos para você não permitir que seu nome fique sujo e caso já esteja, é um estimulo para que você resolva essa situação.

 

MOTIVO NÚMERO 1 – VOCÊ FICA SEM CRÉDITO

 

Quando alguém entra na lista de inadimplentes e fica com o nome sujo, ele só sai após pagar a dívida ou depois de 5 anos, onde o nome é retirado, mas a empresa pode continuar fazendo as cobranças por telefone ou carta.

O maior problema de estar com o nome sujo é que você perde o crédito mediante as outras empresas, mesmo que você deva para banco X, ao solicitar um cartão para o banco Y provavelmente não será liberado. Você fica preso ao nome sujo e impossibilitado de fazer financiamento, empréstimo, ter cheques e etc.

 

MOTIVO NÚMERO 2  – EFEITO BOLA DE NEVE

 

Ao atrasar ou deixar de pagar alguma conta ou honrar algum compromisso financeiro, o credor pode – e vai – aplicar juros encima da sua conta, ou seja, a dívida pode até triplicar e dificultar ainda mais o pagamento e voltar a ter o nome limpo.

 

MOTIVO NÚMERO 3 – VOCÊ PODE PERDER UM EMPREGO OU CONCURSO

 

Mesmo que por lei nome sujo não pode ser impedimento para ocupar cargos públicos, as instituições financeiras podem fazer exceções e acrescentar em seu edital essa condição. Dificilmente empresas financeiras contratam pessoas com o nome sujo, o que normalmente não é citado na hora que o candidato leva um não. Mas caso o candidato se sinta lesado por isso, pode vir a entrar na justiça.

 

MOTIVO NÚMERO 4 – VOCÊ PODE SOFRER UMA COBRANÇA JUDICIAL

 

Normalmente as empresas apenas pedem que o nome do credor seja incluso no SPC e SERASA, mas quando o valor da dívida é alto, eles podem entrar na justiça e exigir lá o pagamento. O que dificultaria bastante, seria mais gastos com advogado e etc.

 

Concluímos assim que estar com o nome sujo na praça é ruim em todos os sentidos, atrasa a sua vida e impede de ter uma tranquilidade financeira. Se está com o nome sujo, entre em contato com a empresa credora, exponha a sua situação e tente fazer um acordo.

Uma vida financeira tranquila só depende de você mesmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *