Entenda a diferença entre SPC e Serasa

Fazer compras a prazo, empréstimos, financiamento é comum e métodos muito utilizados atualmente pela população em diversos países. Desta forma, é possível conseguir realizar o sonho da própria casa, do carro próprio, dentre tantos outros sonhos a serem conquistados.

 

Mas, para desfrutar deste direito, é preciso estar com todas as suas dívidas em dia, ou seja, se você não tem pago em dia suas dívidas, seu nome constará em uma lista de inadimplentes do SPC e SERASA (órgãos de proteção ao crédito), que fica disponível para que lojas, bancos e outros credores tenham acesso e possam realizar consultas diárias.

 

E quando você não paga em dia essas dívidas, seu nome ou CPF vai parar em algum desses bancos de dados e isso significa que você foi negativado. Além disso, quem não paga a dívida, fica com o nome restrito nestas empresas por cinco anos a partir da data da negativação e, somente após passado este prazo, tanto a Serasa quando o SPC, são obrigados a limpá-lo, pois a dívida prescreveu.

 

Mas, o que significa SPC e SERASA? E, qual a diferença de cada uma delas? SPC e SERASA, tanto uma quanto a outra, tem como base registrar informações pessoais, como nome e CPF de quem tem dívidas atrasadas, oferecendo mais segurança para as lojas e os bancos na hora de emprestar dinheiro e fazer financiamentos.

Apesar de terem intenções iguais, cada uma tem sua característica, como a SERASA, que recebe a maior parte das informações sobre quem tem dívida em bancos, enquanto o SPC tem mais acesso aos dados de consumidores que devem no comércio. No entanto, quando você é negativado em uma delas, essa informação costuma ir para o banco de dados da outra empresa. Portanto, as principais diferenças entre a Serasa e o SPC estão relacionadas à criação e aos tipos de consulta do CPF.

 

SERASA

A SERASA foi fundada em 1968, por meio de uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).

 

SPC

O SPC foi fundado em 1955, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para realizar consultas do seu CPF, tanto no SERASA quanto no SPC, é possível em um local físico ou pela internet. Para fazer a consulta física, é preciso estar munido de RG, CPF e comprovante de residência. Já para consultas pela internet, em nosso site www.megaconsultas.com.br é possível realizar após fazer um rápido cadastro com nome completo, RG, CPF, endereço de e-mail e uma senha de acesso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *