Mega Dicas para manter o nome limpo

Ter problemas para controlar as finanças até determinado ponto é aceitável. Mas, deixar que as contas tomem conta de você e da sua rotina, isso não pode acontecer. Viver em função das dívidas e de pagá-las, não é benéfico para a sua saúde. Pensando nisso, nós, da Mega Consultas, vamos dar algumas dicas de como manter seu nome limpo.

 

Atualmente, são muitas as pessoas com problemas econômicos e inadimplentes. Mas, para tudo existe solução. Para começarmos, primeiramente, é preciso entender que comprar não é terapia. Isso, porque, muitos se sentem nervosos, chateados ou irritados e vão às compras. E, isso é errado. Desta maneira, facilmente você se endividará.

 

Além disso, antes de tudo, é preciso que você saiba quanto tem realmente de contas para pagar, quanto de dinheiro terá para pagá-las e quanto sobrará para gastar. Pois, conhecendo seu orçamento, fica mais fácil controlar com o que e quando gastar.  Por isso, sempre tenha anotadas todas as suas contas, para que você nunca assuma mais compromissos do que pode arcar. Também deve-se ficar em alerta com o cartão de crédito. Esta facilidade em comprar e pagar depois pode te levar para uma verdadeira bola de neve.

 

Outra dica importante, é não fazer longos parcelamentos, pois são perigosos para sua renda. Esta dívida antiga acaba por se juntar com as novas e isso vai acumulando um “bolo” de contas a serem pagas. Além disso, é preciso levar em conta as despesas fixas que se tem para manter uma casa ou um carro, como IPTU, IPVA, seguro, entre outras contas.

 

Já com relação a deixar contas atrasarem, evite isso ao máximo. Principalmente as que provém de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo e financiamento. Pois, essas dívidas são as que mais geram juros e poderá chegar um momento em que você só conseguirá pagar o mínimo, sem término das contas. No entanto, se não houver outra forma senão deixar alguma conta de fora, priorize pagar as dívidas com maiores juros e que poderão te trazer mais problemas depois. Uma alternativa é renegociar suas dívidas, a fim de evitar que elas cresçam ainda mais.

 

E por fim, nunca empreste seu nome para ninguém ou para pessoas que você sabe que já estão enroladas em contas e costumam não honrar com suas promessas. É preciso saber com quem está lidando e para quem emprestará seu nome, pois, é o seu nome e, caso a pessoa que comprou em seu nome não pague a dívida, esta sobrará para você quitar. E, caso você não o faça, seu nome será incluído na lista de inadimplentes do SPC e SERASA.

Quer consultar o seu CPF ou CNPJ online agora? Acesse www.megaconsultas.com.br.