Como agir em casos de inclusão indevida no SPC ou SERASA?

Ter o nome incluído no SPC e/ou SERASA ocorre quando não se efetua o pagamento de uma dívida e, a partir daí, não será mais possível fazer empréstimos, abrir conta em bancos, obter financiamento, dentre outros serviços que são restringidos ao devedor. No entanto, algumas vezes pode ocorrer de a inclusão ser feita de forma indevida.

Mas, como agir em casos como este? Nós da Mega Consultas falaremos sobre isso. Para saber o motivo em que seu nome ainda consta no SPC ou SERASA, é preciso fazer uma consulta antes. A consulta pode ser feita presencial ou online, pelo site www.megaconsultas.com.br.

Para fazer a consulta pessoalmente, é necessário estar munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço. Além disso, é necessário estar com os documentos originais e cópias. Já para fazer a consulta online, basta fazer um breve cadastro, com nome, e-mail e senha para acesso.

Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que mesmo após quitar o débito, seu nome ainda poderá permanecer no SPC ou SERASA por até cinco dias úteis, que é o prazo para a empresa atualizar o cadastro de devedores. Após fazer a consulta e detectar que a dívida foi paga e se passaram cinco dias úteis ou mais e seu nome ainda consta na lista de inadimplentes, procure o credor ou o SPC/SERASA da sua cidade, para solicitar a correção necessária.

Porém, para que ocorra a correção, é preciso apresentar os documentos que comprovem sua legitimidade e a irregularidade da informação. Por isso, é de suma importância que você guarde o comprovante da quitação da dívida. Além disso, este atendimento não pode ser feito virtualmente, tendo em vista a impossibilidade de conferência dos documentos a serem apresentados, visando garantir a confirmação da veracidade da reclamação.

Além de solicitar a correção, há a possibilidade de pedir indenização por danos morais. O valor da indenização será calculado conforme o tempo em que o seu nome ficou incluso no cadastro de inadimplentes mesmo tendo pago a dívida.

E aí, quer saber se seu nome ainda consta no SPC ou SERASA mesmo depois de ter pago sua dívida? Então faça uma busca em seu CPF, acessando nosso site clicando aqui.