Como verificar pendência no Cadin?

Antes de saber o que é preciso fazer para verificar pendências no Cadin, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público, é necessário compreender suas origens e serventias diretas. O Cadin nada mais é do que um banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas nos órgãos e entidades federais do Brasil. 

O programa tem finalidade fazer com que a Administração Pública Federal reúna todos os inadimplentes, que são aqueles que devem aos órgãos públicos, e permita que as informações sejam utilizadas para análises em situações específicas, como por exemplo concessão de créditos, fornecimento de garantias e incentivos fiscais e financeiros, e assim por diante. 

Na prática, esses dados também podem servir à verificação da realização de atividades determinadas, como acordos, ajustes e contratos de gestão, convênios e outras. 

De tal maneira, as consultas no Cadin, tema central deste artigo, acabam tendo de acontecer por meio de um passo a passo bastante claro. Confira:

Pessoas Físicas e Jurídicas

Independentemente de ser enquadrado como Pessoa Física ou Jurídica perante os órgãos fiscais e de proteção ao crédito, o primeiro passo a ser dado dentro desse contexto trata do acesso ao site do Banco Central do Brasil. Clicando em “Registrato PF”, é possível chegar lá. Na sequência, basta escolher uma das opções disponíveis e seguir as orientações dadas pelo sistema até o final do credenciamento. 

Por fim, restará acessar o Sisbacen com login e senha. Finalizada esta etapa, você, enquanto Pessoa Física ou Jurídica, conseguirá obter e analisar o relatório completo de sua dívida. 

Consulta no Registrato

Além do acesso direto ao Cadin, a consulta no Registrato também é importante para se obter informações como financiamentos, empréstimos e demais modalidades de crédito superiores a R$ 200 em cada instituição financeira. Por meio dele, é possível conseguir também a relação de instituições financeiras com as quais o cliente possui alguma espécie de relacionamento, a exemplo de contas correntes e poupanças, bem como investimentos.

No Registrato, também é possível obter informações sobre Operações de Câmbio e Transferências Internacionais vinculadas a um CPF ou CNPJ.

Por fim, mas não menos importante, se faz necessário pontuar que restrições no Cadin podem acontecer devido o não-pagamento de algum tributo federal para a Administração Pública de mesma patente. Quem efetua tal administração é o Banco Central do Brasil. 

Para saber mais, entre em contato com a Mega Consultas!