Saiba como consultar um protesto

Ao consultar um protesto é possível saber quem o protestou. Assim, protesto nada mais é que ter seu nome negativado junto aos órgãos de restrição ao crédito. Isso acontece quando você tem uma ou mais dívidas e a pessoa ou empresa credora foi a um cartório. Em seguida, registrou o não recebimento desse valor.

 

Portanto, a partir de então, a dívida é oficializada. E o nome do devedor passa a ser negativado ou como popularmente é conhecido, você fica com o “nome sujo”.

 

QUAL O VALOR DAS CUSTAS DE UM PROTESTO EM CARTÓIO?

 

Os Cartórios de Protestos de Títulos são órgãos vinculados aos Tribunais de Justiça (TJs). Então, nesse lugar é onde são enviadas denúncias de credores a respeito de pessoas físicas ou empresas que deixaram de pagar: 

  • um cheque
  • uma quantia em dinheiro
  • ou qualquer tipo de título de comércio

Em seguida, o tabelionato analisa a denúncia e intima o devedor, que, caso não compareça, pode ficar com o nome sujo na praça.

O que é um título protestado?

Título processado pode ser nota promissória, contrato, cheque ou duplicata. O que pode ser protestado são as partes que ainda faltam ser pagas de uma mesma dívida. Ou seja, quando paga, a mesma dívida não pode ser protestada novamente.

Quando o nome de alguém está protestado ou negativado, ela não consegue:

  • Abrir contas em bancos, nem solicitar empréstimos, comprar com pagamento a prazo. Além disso, solicitar aumento de limite de crédito em cartão e até mesmo arranjar emprego.

Como consultar um protesto?

Para saber quando um nome está protestado ou negativado, existe uma ferramenta online do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil.Assim, a consulta pode ser realizada pelo site www.ieptb.com.br.

Para isso, basta escolher o estado da pesquisa, selecionar a opção CPF. Em seguida, colocar o número do documento sem espaços ou pontos, digitar os caracteres de segurança e clicar em pesquisar. Desse modo, esse tipo de pesquisa é gratuita.

 

Além disso, para utilizar esta ferramenta, não é preciso cadastro. São vinte e dois estados disponíveis para realização da consulta e 562 cartórios brasileiros cadastrados. Um aplicativo de celular também está disponível para download, por enquanto só para os que tem o sistema operacional Android.

 

Ainda, quando uma empresa registra um protesto, uma carta registrada pelo Tabelionato é enviada no dia seguinte à data da protocolização do protesto. E você deverá comparecer ao Tabelionato no prazo indicado para pagar o título ou declarar porque não efetuará o pagamento. Mas, é preciso deixar claro que não existe intimação por e-mail ou telefone.

Como solicitar certidão de protesto?

Se você recebeu um protesto, precisa pedir uma certidão, que é um documento que traz os dados de quem protestou. Para retirar essa certidão, você deve ir até o cartório em que seu nome foi protestado e apresentar tanto CPF quanto RG para retirar o documento. 

Com todos os dados em mãos, você deverá procurar a pessoa ou a empresa que protestou seu título e pagar a dívida. Não tem jeito: só dá para limpar o nome quando a conta estiver paga. E não se esqueça de pedir um comprovante de quitação, e reconhecer firma em cartório para que o papel seja válido. É esse recibo comprova que a dívida foi paga.

 

Depois, volte ao cartório, mostre o comprovante e peça o cancelamento do protesto. Mas fique atento, pois esse serviço pode ser cobrado e o valor varia de cartório para cartório. No final, o próprio cartório entrará em contato com a Serasa ou o SPC para dar baixa no protesto e limpar o seu nome.

 

Caso você decida não pagar o título protestado, o registro do protesto só deixará de existir quando o pagamento e o cancelamento no Tabelionato forem feitos. Porém, o período de busca para a expedição da certidão é de cinco anos.

No entanto, neste período, não será possível:

  • Abrir contas em bancos, nem solicitar empréstimos, comprar com pagamento a prazo, solicitar aumento de limite de crédito em cartão e até mesmo arranjar emprego.

Consultar um protesto na Mega Consultas

Na Mega Consultas também é possível consultar um protesto. Assim, você pode descobrir muitas informações, pois todos os dados são colhidos na base de registro dos cartórios espalhados em todo o território nacional.

Para realizar essa consulta, basta ter um dispositivo conectado a internet, fazer o cadastro gratuitamente no sistema, inserir créditos. E, por fim, fazer a consulta informando o número do CPF. Então, que tal consultar agora? Siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse a plataforma Mega Consultas ao clicar em Consultar título protestado
  • Em seguida, clique no menu Cadastre-se, caso não possua cadastro. Porém, se já tiver cadastro, então, clique no Menu Minha Conta
  • Faça seu cadastro preenchendo os dados nos campos ou preencha o login com e-mail e senha
  • Depois, insira créditos no valor que desejar. Assim sendo, lembre-se que os créditos não utilizados ficam armazenados no sistema para uso posterior, quando necessitar. Então, não se preocupe, pois o serviço funciona como pré-pago
  • Aguarde a liberação do crédito e, quando liberado, faça a consulta ao inserir o CPF na opção de consultar um protesto
  • Pronto! Agora é só visualizar o relatório que foi gerado pelos dados no sistema

Viu como é fácil e simples consultar um protesto pela internet? Agora, é com você!!!

 

Se gostou desse post, então, comente e compartilhe com os seus amigos e familiares!