Dicas para renegociar as suas dívidas

Ultimamente o assunto mais comentado em nosso país é crise financeira. Junto da crise, uma avalanche de contas e dívidas se acumulam sobre os brasileiros endividados. Para tentar driblar as contas atrasadas e sair do vermelho, tentar renegociar as dívidas pode ser a melhor alternativa.

Renegociando suas contas, ajuda a reduzir as prestações, obter juros menores e quem sabe ganhar um desconto se a intenção for quitar a dívida à vista. Mas, é preciso saber negociar e conhecer seus direitos e deveres.

Além de ser impedido de ter crédito no mercado, comprar parcelado e fazer financiamentos, o cliente ainda é cobrado quase que diariamente e insistentemente pelos credores. Por isso, confira a seguir algumas das dicas que separamos para você saber como tentar uma boa negociação das suas dívidas.

1 – Faça cálculos realistas

De nada adianta chegar na mesa de negociação do banco e aceitar uma proposta que você não terá condições de pagar. Portanto, coloque no papel a renda que você tem e as contas que faltam serem pagas.

2 – Monte uma proposta para negociar dívidas

Antes mesmo de negociar dívidas é importante montar uma proposta de pagamento que seja adequada para sua realidade. Para isso, é importante listar todas as suas dívidas, com os respectivos credores e valores. Comece pelas que cobram os juros mais altos, como rotativo do cartão de crédito e cheque especial.

3 – Analise o contrato

Antes de renegociar a dívida, verifique se o contrato do financiamento não contém irregularidades, pois isto pode provocar prejuízos ou taxas poderão ser cobradas a mais.

4 – Converse com o credor

Contatar e conversar com o credor é o próximo passo para negociar dívidas e limpar seu nome. Apesar de algumas instituições financeiras já oferecerem o recurso de renegociação de dívida online, o mais indicado é entrar em contato com os credores pessoalmente.

5 – Pesquise as condições oferecidas por outros bancos

É possível levar a dívida para outra instituição financeira, que ofereça condições melhores de pagamento. Ao pesquisar taxas de juros, prazos e benefícios oferecidos por outras instituições, o cliente pode pressionar o seu banco para que sejam oferecidas condições semelhantes.

6 – Contate o banco da forma certa

Alguns bancos permitem ao cliente renegociar a dívida online. Para realizar uma proposta, basta inserir o valor da entrada e prazo de pagamento. Mas especialistas recomendam aos correntistas entrar em um acordo com a instituição financeira pessoalmente.

7 – Sugira soluções durante a conversa

É necessário participar de forma ativa do acordo. Mas, para isso, é necessário fazer propostas razoáveis.

8 – Analise a contraproposta do banco

Antes de aceitar a proposta oferecida pela instituição financeira, peça um tempo para refletir sobre as condições do acordo. Geralmente a primeira proposta do banco costuma vir com valores altos e apenas alonga a dívida, repartindo o débito em mais parcelas para dar a impressão de que a prestação não vai pesar no bolso.

9 – Não se intimide

Algumas instituições aproveitam o momento de fragilidade e assediam o cliente ao condicionar a renegociação da dívida à contratação de serviços. Essa prática é considerada venda casada e é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

10 – Participe de feirões

Antes de buscar um acordo com o banco, verifique também se há mutirões para renegociar débitos e se a instituição para qual você deve participa dessas negociações.

11 – Não caia de novo na armadilha

Depois que a dívida for renegociada, é necessário um cuidado ainda maior para não descontrolar as finanças novamente. Caso o consumidor volte a não conseguir pagar a dívida, será mais difícil renegociar o débito.

 

Em suma, não deixe que seu nome seja incluído na lista de inadimplentes do SPC, SERASA, nem fique restrito ao crédito no mercado. Faça sempre que possível uma consulta em seu CPF e veja sua real situação. Além disso, procure colocar em prática nossas dicas, evitando estar no vermelho.