5 cuidados que você deve ter com o seu crédito

Crédito para sair das dívidas é a melhor solução?

Quando suas despesas estão maiores que os ganhos, uma das poucas saídas é buscar um empréstimo para pagar as contas. É neste momento de desespero que mora o perigo, pois quem empresta dinheiro cobra juros, que também se tornam um novo custo para você ou sua família.

Antes de tudo, a primeira coisa a se fazer é planejar o pagamento destas contas, verifique o valor e número de prestações que pode pagar.

Confira a seguir 5 dicas e cuidados essenciais que você precisa ter para não se endividar ainda mais com o crédito para sair das dívidas.

 

  1. Juros viram bola de neve

 

Certos tipos de empréstimos acabam se transformando em verdadeiras bolas de neve, isso porque no Brasil, as taxas de juros que são cobradas são altíssimas, um exemplo é como acontece no cheque-especial (média de 8% ao mês) e no cartão de crédito (média de 12,5% ao mês).

 

  1. Calcule o tamanho da dívida

 

Pedir e conseguir crédito é muito fácil, difícil é pagar logo depois. Para evitar maior endividamento, antes de assinar o contrato avalie quais são as taxas e valores cobrados junto com as dívidas.

Veja também se todas as cobranças se encaixam e estão dentro do acordo a ser fechado, pois é possível que haja cobranças indevidas futuramente. Fique sempre atento!

 

  1. Busque empréstimos mais baratos

Outra opção é pesquisar muito bem antes um empréstimo mais barato. Seja com parentes ou familiares, afinal eles não cobram juros como os bancos e credores.

Se a dívida é no cartão de crédito ou no cheque especial, procure a que tiver menor taxa de juros, como as do crédito consignado, que costumam ser menores.

Feito isso, quite a outra dívida e organize-se para pagar a nova. Também é possível fazer acordos com parentes para emprestarem o dinheiro.

  1. Renegocie

Com os valores da dívida em mãos, retorne ao local em que ela foi adquirida e peça uma renegociação. Chore por descontos, juros menores e prazos maiores, pois o credor tem interesse em receber o dinheiro.

  1. Eduque-se financeiramente

Depois de passar muitos perrengues para pagar as suas dívidas, não repita o mesmo erro em gastar toda a sua renda no começo do mês com supérfluos ou fazer uma dívida maior do que você pode pagar.

Se você precisa comprar algo, planeje, economize e se puder, pague á vista, a chance de ter um desconto ou pagar mais barato é bem maior.

 

Estabilidade

Sabemos que nesta fase tão conturbada e turbulenta na economia do país, ter dinheiro para pagar impostos, as contas e outros gastos não é nada fácil.

A melhor dica para você se manter estável é sempre fazer um planejamento, com todos os seus gastos do mês e adicionais, como passeios, aquele lanche no shopping entre outros.

Infelizmente se a pessoa já está enrolada, só há duas receitas – ou ganhar mais ou gastar menos.

Procure educar-se financeiramente! Fique atento aos nossos próximos artigos e comente aqui embaixo a sua opinião ou dúvida!