Como saber se o nome está sujo no CCF?

O que é CCF? Primeiramente, iremos falar nesse artigo sobre o que é  CCF. O CCF é o Relatório de Cheques sem Fundo, um cadastro de emissores que contém informações sobre cheques sem fundos. Esse cadastro é uma lista de negativados criada e mantida pelo Banco Central onde constam todos os cidadãos que emitiram cheque sem fundo.

Todos os Bureaus de Crédito têm acesso ao CCF e por conta disso podem mostrar ao mercado de crédito que determinado consumidor está devedor/negativado nesse cadastro chamado CCF.

Não é por acaso que o CCF é conhecido por ser  é uma das piores restrições de crédito onde um consumidor pode aparecer negativado, por isso é preciso ficar atento. Muitas pessoas fecham contas em banco por quaisquer motivos e continuam usando o cheque atrelado a essa conta.  O nome do emissor do cheque  fica automaticamente sujo e essa restrição é considerada gravíssima pelo mercado de crédito.

Para resolver a situação de um cheque sem fundo, é necessário solicitar o cheque com a pessoa detentora do cheque em questão, sendo  fundamental entrar em contato com o credor para realizar o pagamento desse cheque sem fundo. Uma vez que o pagamento foi realizado, é possível recuperar a folha original do cheque. O próximo passo é ir até a instituição bancária do qual esse cheque pertence para  solicitar a limpeza do nome, que é feita pelo próprio banco.( mediante ao pagamento de uma tarifa cujo valor pode variar de banco para banco).

A regra da prescrição para o CCF segue a regra de 5 anos. Passados esses 5 anos, o nome  desaparece do Relatório de Cheques Sem Fundo da mesma forma como  nos outros bureaus de crédito.

Para saber se seu nome consta no  cadastro de cheque sem fundo, a forma mais fácil e imediata é acessando o Relatório de Cheques Sem Fundos pelo Registrato. Existe também a possibilidade de consultar o CCF no banco em que possui conta, pois esse tipo de informação também está no banco de dados dos bancos.

Ficou com alguma dúvida? Chame já a Mega Consultas, estamos à disposição!