Se você possui um estabelecimento comercial e, por hábito ou dia a dia, já vendeu fiado, provavelmente já se deparou com o seguinte dilema: afinal, o que é possível para compreender o CPF de uma pessoa e inseri-lo entre os nomes inadimplentes do país? Pois bem. Por mais que a dúvida seja constante, a solução para o problema não é tão simples quanto parece.
Segundo fontes seguras e fidedignas, como é o caso dos acessos ao Serasa Experian, referência neste meio, somente é possível consultar o CPF pelo nome do cidadão ou cidadã inadimplente de duas maneiras. Isso é pautado por questões de segurança e a primeira das formas sugeridas é diretamente pela Receita Federal.
Já a segunda se dá por meio das empresas que possuem convênio com birôs de crédito, uma vez que somente elas podem realizar este tipo de pesquisa, mas não podem repassar para consumidores, pois o levantamento é exclusivo para que essas corporações façam as análises de crédito propriamente ditas.
Na prática, a base desta discussão aponta que a serventia do CPF está diretamente ligada à declaração do Imposto de Renda. Mesmo assim, é igualmente válido e fundamental pontuar que o documento é imprescindível para outras atividades, tais como prestação de concursos públicos e ingressos em universidades.
No ponto de vista bancário, o CPF também é obrigatório para ações cruciais do dia a dia, como abertura de conta em banco, compras diversas e pedido de cartões de crédito.
E pela internet?
Com os números do Cadastro de Pessoas Físicas em mãos, assim como pontuamos inicialmente, é possível confirmar a busca pelo CPF em questão por meio da site da Receita Federal. Embora gratuita, porém, a atividade demanda a exposição da data de nascimento e do titular do CPF. Em contrapartida, o site do Serasa, por exemplo, permite a consulta restrita do próprio CPF. No portal, também é possível checar detalhes a respeito do Serasa Score e possíveis dívidas em próprio nome.
Por fim, mas não menos importante, especialistas neste tema também sugerem que a consulta da saúde financeira de outras pessoas somente se faz possível via Correios. No caso, o “Você Consulta Pessoas” é o serviço que permite ao usuário saber sobre dívidas, cheques sem fundo e outras restrições que a pessoa pode vir a ter.
Também por isso é tão importante ter em mãos os números do CPF que será consultado. Detalhes sobre demais documentações podem ser igualmente importantes.