Quantos dias de atraso o nome vai para o SPC?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados mantido por empresas de proteção ao crédito, onde são registradas informações sobre dívidas e inadimplências de consumidores. A inclusão do nome no SPC ocorre quando há um atraso no pagamento de uma dívida. No entanto, não existe um prazo exato de quantos dias de atraso levam à inclusão no SPC, pois isso pode variar de acordo com as políticas de cada empresa credora.

Geralmente, as empresas têm a prerrogativa de enviar os dados de inadimplência para o SPC após um período de atraso que pode variar de 15 a 90 dias, a depender do contrato e das políticas da instituição. No entanto, é importante ressaltar que a legislação brasileira não define um prazo específico para a inclusão de nomes no SPC.

Além disso, antes de incluir o nome de um consumidor no SPC, a empresa credora deve seguir alguns procedimentos legais, como a comunicação prévia ao devedor sobre a existência da dívida e a intenção de enviá-la para o SPC. O devedor também deve ser notificado sobre a inclusão do seu nome no banco de dados após a ocorrência do atraso.

Caso o devedor regularize a dívida após a inclusão no SPC, a empresa credora tem a obrigação de solicitar a exclusão do nome do banco de dados de inadimplentes. Esse procedimento deve ser realizado em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Portanto, é fundamental manter um bom controle financeiro e estar atento aos prazos de pagamento das suas dívidas para evitar a inadimplência e a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito como o SPC. Caso ocorra algum imprevisto financeiro, é importante entrar em contato com o credor o mais rápido possível para negociar alternativas de pagamento e evitar a inadimplência.

Lembre-se de que cada situação é única, e as políticas das empresas credoras podem variar. Portanto, é sempre recomendável buscar informações junto ao credor ou a um profissional especializado em questões financeiras para obter orientações específicas para o seu caso.