Por quanto tempo o nome fica na lista de inadimplentes do SERASA e SPC?

Atualmente o número de pessoas inadimplentes no SPC e/ou SERASA tem aumentado no Brasil. Com isso, a quantidade de pessoas que não consegue sair desta lista e quitar suas dívidas, também.

 

Em consequência de não conseguir pagar as dívidas, algumas pessoas optam por deixar a dívida sem pagar e esperar que o nome seja retirado da lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA) ou como é conhecido popularmente, esperam a dívida “caducar”.

 

No entanto, quando o assunto é sobre a dívida caducar ou não, muitos têm dúvida. O que ocorre é que o nome do devedor não pode ficar na lista de inadimplentes por mais que cinco anos, prazo máximo para que o nome “fique sujo”, como também é chamado. Esse prazo conta a partir do dia em que a dívida foi incluída. Portanto, quando der exatamente 5 anos da data de inclusão, a dívida automaticamente saíra dessas bases.

 

No entanto, no local onde a dívida foi feita, sempre constará em um cadastro interno que foi realizada uma dívida e que a mesma não foi quitada. Sendo assim, se você tentar crédito novamente numa empresa na qual já ficou devendo, mesmo que tenham se passado os 5 anos, você não conseguirá. Por isso, é importante que assim que possível, que a dívida seja quitada.

credito-consignado-servidor

Já em algumas outras ocasiões, algumas empresas podem recolocar o nome do devedor na lista de inadimplentes. Porém, esta prática não é legal e, um advogado pode ser consultado sobre esta prática e como proceder neste caso.

 

Mas, é preciso estar ciente que isso não é válido para dívidas negociadas, ou seja, quando você tem uma dívida de quatro anos e, você faz um acordo para quitá-la e não cumpre o acordo, a partir daí, a dívida pode ser incluída no seu CPF em qualquer um desses órgãos de proteção ao crédito, com a data atualizada.

 

Além disso, nesse período em que você estiver com o nome incluído na lista de inadimplentes do SPC e SERASA, não será possível obter crédito em lojas, bancos e financiadoras. Ou seja, não será possível fazer empréstimos ou financiamentos.

 

E aí, tem alguma dívida atrasada? Entre em nosso site www.megaconsultas.com.br e veja se seu nome consta na lista de inadimplentes.

 

Ficou com alguma dívida? Deixe seu comentário logo abaixo!