Se você deseja saber como consultar o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) esse artigo foi feito para você, confira nossas dicas!
O talão de cheque ainda é usado por muitas pessoas hoje em dia, apesar de ter diminuído consideravelmente sua popularidade entre os consumidores.
É inegável que o cartão de débito e o cartão de crédito aceleraram a queda de usuários de talão de cheque, porém o talão de cheques ainda é uma alternativa muito procurada para aqueles que desejam, por exemplo , fazer uma compra de alto valor.
Aqueles que emitem um cheque é preciso responsabilidade na hora da emissão, pois emitir cheques sem ter dinheiro na conta bancária pode levar seu nome ao CCF. E para aqueles que recebem um cheque, é importante verificar a procedência do cheque e consultar o crédito disponível do cliente.
O CCF é uma excelente e segura ferramenta de consulta para quem recebe cheques e também para quem quer saber se seu nome consta nesse cadastro.
Outra característica importante do CCF é que esse cadastro é administrado pelo Banco Central – o que lhe confere bastante credibilidade. Ficar com o nome sujo no CCF pode gerar diversas implicações, quem tem o nome constando no CCF fica impossibilitado de receber novos talões de cheque de seu banco. Além disso, a conta possivelmente será encerrada e o contribuinte fica com restrição no seu CPF. O que dificulta a aprovação de crédito, significando que instituições financeiras e lojistas podem negar cartões crediários e até linhas de empréstimo.
Para saber se seu nome está no cadastro de cheque sem fundo, a maneira mais segura e rápida é acessando o Relatório de Cheques Sem Fundos pelo Registrado.
O Registrato é um sistema gerenciado pelo Banco Central que permite aos consumidores terem acesso a relatórios incluindo informações sobre seus relacionamentos com bancos, operações de câmbio e crédito. Tudo isso pela internet de forma rápida e segura.
Existe também a possibilidade de consultar o CCF diretamente em seu banco, já que esse tipo de informação também está no banco de dados das instituições financeiras.
Ficou com alguma dúvida? Chame já a Mega Consultas, estamos à disposição!


