Como fazer consulta no CCF?

como descobrir origem de protesto

Se você deseja saber como consultar o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) esse artigo foi feito para você, confira nossas dicas!

O talão de cheque ainda é usado por muitas pessoas hoje em dia, apesar de ter diminuído consideravelmente sua popularidade entre os consumidores.

É inegável que o  cartão de débito e o cartão de crédito aceleraram a queda de usuários de talão de cheque, porém o talão de cheques ainda é uma alternativa muito procurada para aqueles que desejam, por exemplo , fazer uma compra de alto valor.

Aqueles que emitem um cheque é preciso responsabilidade na hora da emissão, pois emitir cheques sem ter dinheiro na conta bancária pode levar seu nome ao CCF. E para aqueles que recebem um cheque, é importante verificar a procedência do cheque e  consultar o crédito disponível do cliente.

O CCF é uma excelente e segura ferramenta de consulta para quem recebe cheques e também para quem quer saber se seu nome consta nesse cadastro.

 Outra característica importante do  CCF é que esse cadastro é  administrado pelo Banco Central – o que lhe confere bastante credibilidade. Ficar com o nome sujo no CCF pode gerar diversas implicações, quem  tem o nome constando no CCF fica impossibilitado de receber novos talões de cheque de seu banco. Além disso, a conta possivelmente será encerrada e o contribuinte fica com restrição no seu CPF. O que dificulta a aprovação de crédito, significando que instituições financeiras e lojistas podem negar cartões crediários e até linhas de empréstimo.

Para saber se seu nome está no cadastro de cheque sem fundo, a maneira mais segura e rápida  é acessando o Relatório de Cheques Sem Fundos pelo Registrado.

O Registrato  é um sistema gerenciado pelo Banco Central que permite aos consumidores  terem acesso a relatórios incluindo  informações sobre seus relacionamentos com bancos, operações de câmbio e crédito. Tudo isso pela internet de forma rápida e segura.

Existe também a possibilidade de consultar o CCF diretamente em seu banco, já que  esse tipo de informação também está no banco de dados das instituições financeiras.

Ficou com alguma dúvida? Chame já a Mega Consultas, estamos à disposição!