Final de ano passou, mas as dívidas feitas das compras de final de ano ficam e, além disso, muitas pessoas compram além do que podiam ou conseguiriam pagar, aí vem a inadimplência, que normalmente tende a aumentar em todo começo de ano.
No entanto, a inadimplência deve ser mantida longe do vocabulário de um empreendedor, lojista ou vendedor. Isso porque, vender e não receber não é nenhum pouco legal e justo com quem está à espera de ver o dinheiro entrar na conta.
Para isso, pensando em auxiliar os credores a cobrarem os clientes em atraso, a fim de evitarem calotes, nós, da Mega Consultas, iremos abordar este tema ao longo deste artigo.
A dúvida mais comum que pode surgir em um empreendedor é a de como abordar o cliente para efetuar uma cobrança sem ser deselegante ou grosseiro. Mas, assim como o consumidor tem uma série de direitos previstos em lei e extremamente necessários, o comerciante também tem o seu respaldo jurídico.
Portanto, não tenha medo de efetuar cobranças. Este é o seu direito por lei. Você prestou um serviço ou vendeu um produto esperando receber por tal. Sendo assim, deixe claro ao cliente que é importante que ele efetue o pagamento.
A inadimplência é uma das questões mais difíceis de se abordar. No entanto, o vendedor deve aliar objetividade e altruísmo para lidar com clientes em dificuldades para efetuar o pagamento acordado. Mas, o cuidado deve estar no tratamento dispensado ao consumidor. Pois, ao tratá-lo de forma grosseira, ele poderá ficar insatisfeito e nem mesmo pagar a dívida.
Por isso, seja discreto, atencioso e cordial ao relembrar o cliente sobre o vencimento do prazo. E, não se sinta mal por cobrar. E, lembre-se que quanto mais antiga for a dívida, mais difícil que ela seja paga. Por isso, esteja sempre atento aos prazos de pagamentos dos clientes e não deixe ultrapassar muitos dias.
O primeiro contato a ser feito com o cliente devedor deve ser como um lembrete, avisando-o sobre o pagamento em atraso. Esse contato pode ser por carta, e-mail ou telefone e, sempre oriente a equipe de cobrança sobre como agir com os clientes.
Pois, é importante que os profissionais de cobrança tenham todas as informações possíveis sobre a forma de negociação. Para isso, informe como foi realizada a venda, quantidade de parcelas, valor e tentativas de cobrança.
Em suma, o mais importante de tudo é que a imagem da sua empresa deve continuar positiva para este cliente devedor. Pois, quando este quitar sua dívida, poderá fazer novas.
Além disso, um cliente insatisfeito com o tratamento recebido ao ser cobrado, pode ser uma propaganda negativa para a sua empresa. Portanto, fique atento quando for realizar cobranças de consumidores inadimplentes.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!