Como quitar dívidas de forma eficiente?

Quer poupar, mas não sabe como quitar dívidas? Aprenda agora!

Dormir tranquilo à noite, ter a segurança de poder comprar sem ter que lidar com restrições, ser livre. Sair das dividas é um alívio e, melhor, está ao alcance de todos, independentemente do valor da renda mensal. Quem quer saber como quitar dívidas de forma eficiente, no entanto, precisa de muita determinação e, principalmente, disposição para mudar de hábitos. Está preparado? Então descubra como sair do vermelho:

Faça um orçamento financeiro

O primeiro passo para quem está determinado a aprender a como quitar dívidas é fazer ou analisar o orçamento financeiro. É por meio dessa ferramenta que é possível saber quais são suas receitas e despesas, onde estão seus maiores gastos e em que categorias há a possibilidade de cortar custos e economizar.

Saiba o porquê do problema

Sair do vermelho é bom, mas manter-se para sempre no azul é ainda melhor. Para isso, é importante entender os motivos que o levaram a contrair dívidas. Caso tenha sido uma situação momentânea, como desemprego ou problema de saúde, é menos preocupante. Depois de quitar as dívidas, poupe para fazer um fundo de emergência para ocasiões como essas. O valor deve ser equivalente a, no mínimo, três vezes sua renda mensal. Caso o endividamento seja uma situação recorrente, devido a compras por impulso por constantemente gastar mais do que ganha, mudar de hábitos é preciso.

Economize bastante

Para aprender a como quitar dívidas é preciso apertar o cinto. Economizar é um verbo que deve passar a fazer parte do vocabulário. Analise suas finanças, veja onde estão suas maiores despesas e em que áreas é possível cortar gastos.

Negocie

Para quitar as dívidas com eficácia é importante arregaçar as mangas e partir para a renegociação. Liste todos os seus credores, os valores das dívidas (com juros) e suas possibilidades de pagamento. Muitas empresas pressionam os devedores a fazerem acordos que não são vantajosos. Por isso, é importante manter a calma e fazer uma proposta que esteja dentro das suas possibilidades. Se possível, considere vender um bem para poder quitar o valor à vista, com desconto.

Troque de dívida

Dívidas no cartão de crédito e cheque especial têm a maior cobrança de juros do mercado. Caso não tenha dinheiro para pagar à vista, a melhor opção é trocar estes débitos por dívidas mais baratas. Considere adquirir um empréstimo consignado, que cobra juros mais baixos, para quitar o valor do cheque especial e do cartão de uma só vez.

Mude seus hábitos de consumo

Para quitar as dívidas é importante viver de acordo com sua renda. Quem gasta mais do que ganha consequentemente vai ter um saldo devedor. Para ter uma vida financeira tranquila e equilibrada é importante mudar seus hábitos de consumo para se adaptar à sua realidade financeira. Em vez de jantar fora quatro vezes na semana e gastar R$ 400, passe a cozinhar mais em casa e economizar, pelo menos, a metade deste valor. Mesmo pequenas adequações no dia a dia fazem a diferença no final do mês.

Aprender a como quitar dívidas é possível. Para isso, é importante ter determinação e criar o hábito de controlar seus gastos para ter uma vida financeira cada vez mais saudável

 

Consulte já seu nome com segurança e praticidade! Clique aqui.