Se você está com dificuldade de aumentar seu score mesmo estando com nome limpo, ou com problemas em aumentar limite do cartão de crédito, e até mesmo restrições sem explicação para abrir conta em banco, um possível motivo pode ser a restrição interna do banco central, a famosa lista negra do Bacen. O Banco Central possui um relatório onde ficam registradas informações de restrição financeira bem como o extrato da vida financeira do devedor.
O que é muito comum de acontecer, é as pessoas acharem que seu nome está limpo, pois ao consultar a Serasa e Boa Vista não consta nenhuma restrição. Infelizmente isso não quer dizer que o nome esteja 100% limpo, pois o Banco Central tem sua própria base de dados de risco que é repassado para outros bancos e somente eles têm acesso a todas as informações.
O SCR é a ferramenta de dados bancários do Bacen que gera relatórios sobre as restrições financeiras das pessoas. Através dele as instituições podem ter acesso total aos dados financeiros dos devedores e podem verificar o real volume total de dívidas que determinada pessoa deve.
Como saber se meu nome está no Banco Central ? Você pode acessar o site do banco central, que demandará uma validação de frases de segurança em seu próprio banco e é possível gerar um relatório que contém dados de operações bancárias, restrições ( prejuízo e vencido).
Nessa consulta você encontra o Registrato, que é um sistema gerido pelo Banco Central que permite cidadãos acessarem a relatórios contendo informações sobre possíveis dívidas com instituições financeiras, câmbio e operações de crédito.
É importante frisar que é necessário acessar o relatório detalhado dos últimos 5 anos. Muitas pessoas acessam o relatório resumido, que contempla os últimos dois anos de operações bancárias que pode não estar constando nenhuma dívida mas não dar a real visão de sua situação de restrições.
É muito importante ter conhecimento sobre dívidas prescritas que aparentam estar prescritas mas ainda constam no Banco Central, para regularizar uma possível situação de restrição.
Para saber mais sobre esse e mais outros temas de finanças é só acessar o conteúdo da Mega Consultas!