Como saber se o nome está sujo no SPC?

Administrado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, a CDL, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é voltado para o mercado de comércio. Justamente por isso, é possível que o nome de determinada pessoa esteja sujo neste sistema, mas limpo em plataformas similares, como o Serviço Central de Proteção ao Crédito, o SCPC, que pertence à Boa Vista Serviços.

Sendo assim, antes de saber se seu nome está ou não marcado como sujo em algum dos sistemas, é preciso entender que é a empresa credora quem decide o órgão pelo qual a proteção do crédito será embutida a seu CPF. Aliás, é justamente por isso que os especialistas em finanças e economia recomendam consultas mais detalhadas e menos generalistas sempre que se busca mergulhar neste universo.

Com a mão na massa, você poder contar com a Mega Consultas para facilitar tal descoberta. Para isso, basta acessar o site da empresa e, na sequência, clicar em “Consulta do CPF ao SPC”. A seguir, bastará você escolher uma das opções que aparecem no site, sendo que, neste caso, as alternativas são variadas a ponto de abordarem cheques sem fundo, duplicatas e outros métodos de negociação.

 Após decidir pela opção que melhor atender sua necessidade e clicar em “Consultar”, você será automaticamente direcionado a preencher um cadastro. Nesta etapa, você deverá informar todos os dados nos respectivos campos, prosseguindo até o final. Com login e senha separados, você deverá inserir créditos até que a consulta seja de fato concluída. 

Neste momento, cabe lembrar que a liberação dos créditos normalmente leva cerca de 24h para ter baixa. Uma vez liberado o valor, você conseguirá realizar a consulta do CPF sem qualquer dor de cabeça.

Entenda o que é feito para que um nome fique sujo

Semelhantemente ao que ocorre com o SCPC, o nome sujo no SPC também segue um padrão de passo a passo. Para sujeira e limpeza dos dados, é preciso compreender que a loja em que você realizou uma determinada compra, por exemplo, não recebeu o pagamento. Hipoteticamente isso ocorre a ponto de ela enviar os dados da dívida para o SPC.

Na sequência, você, enquanto consumidor inadimplente, recebe uma carta de aviso do SPC. Neste caso, você é informado sobre seu registro de dívida com prazo. Aqui, é possível que você tenha de entrar em contato com a empresa para que haja uma negociação visando o melhor desfecho possível para ambos os envolvidos.

Na última fase, que acontece mediante a negociação concluída e o pagamento efetivado, a empresa credora tem por padrão solicitar a exclusão de seu CPF junto ao SPC, que se caracteriza por ser um dos órgãos de proteção ao crédito que melhor visam auxiliam as empresas para que estas não sejam prejudicadas por não receberem pelos devidos pagamentos.

Aliada de carteirinha de seu dia a dia, a Mega Consultas é a empresa certa para atender sua demanda. Entre em contato com os especialistas da empresa e tire todas as dúvidas!