Estou com o nome sujo. E agora?
Um dos maiores medos de qualquer brasileiro é a de ficar com o nome sujo.
Para quem não sabe, estar com o nome sujo significa estar vinculado a órgãos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Essas entidades possuem um banco de dados com o CPF de todos que foram considerados “mal pagadores”, por terem deixado de quitar uma dívida no passado. Ao fazer uma compra e usar um cartão de crédito, por exemplo, ou mesmo ao pedir crédito diretamente, toda empresa pode se utilizar desse cadastro para decidir se devem ou não aceitar você como cliente.
Você deve receber uma notificação antes de ficar, oficialmente, com o nome sujo, mas o tempo que cada empresa dá antes de enviar seu CPF para o SPC ou Serasa varia (por exemplo, 15 dias depois do vencimento da dívida). Se existir algum erro e seu nome acabar em um desses órgãos indevidamente, você pode recorrer à Justiça. Este, porém, raramente é o caso; e o melhor remédio para não passar por essa situação é, realmente, evitá-la. Você pode fazer um orçamento e calcular todas as despesas do mês, cuidando para chegar a um equilíbrio financeiro.
Mas o que fazer se você já está com o nome sujo? Primeiramente, cuidado com golpes. Não é tão simples quando alguns anúncios dizem, não há como tirar o seu CPF do SPC e não precisar pagar a dívida que o originou. Existem, porém, formas de limpar o nome.
Primeiramente, claro, você pode quitar a dívida, inclusive com um acordo de parcelamento. Nesse caso, cria-se um novo débito e o antigo passa a ser extinto, sendo imediata a retirada do seu nome dos órgãos citados. Outro meio de não ter mais o nome sujo é esperando o período de cinco anos, tempo esse que resulta na prescrição da dívida e, portanto, sua extinção. Atente para o caso da empresa credora tentar renovar o seu cadastro, geralmente inventando um acordo falso e afirmando que este também não foi pago, apenas para poder aumentar por mais cinco anos sua cobrança.
Nome sujo não precisa ser um monstro de sete cabeças, por mais inconveniente que seja. Lembre-se de se prevenir de agora em diante e não caia em armadilhas!
Faça uma consulta e descubra se o seu nome está sujo clicando aqui.