Porque o score oscila tanto e muitas vezes congela? Essa oscilação gera muitas dúvidas nas pessoas.
A classificação dos Scores depende de cada bureau de crédito.
O Serasa está em uma versão 2.0 e as métricas de avaliação de pontuação mudaram seu cálculo. O pagamento de crédito é a métrica mais importante para apontar sua pontuação, o 2 ponto é a solicitação de cartão de crédito e solicitação de aumento de limite, o 3 ponto é o histórico de dívidas e o 4 ponto é o tempo de uso de crédito.
Independente de qual grupo o consumidor está inserido ( regular, bom, muito bom), uma simples solicitação de cartão de crédito pode resultar em consulta ao crédito, significando que o sistema entende que o consumidor está buscando por linha de crédito e baseado em cada tipo de perfil essa ação pode manter o score congelado ou abaixar sua pontuação.
Uma linha de cheque especial, busca constante por crédito na praça e empréstimos pessoais contraídos por bancos e outras instituições, também são responsáveis pela oscilação e queda do score. Do contrário do que muitas pessoas pensam, uma consulta ao próprio score não baixa pontuação a menos que essa consulta seja feita por uma instituição ou empresa.
O uso do cartão de crédito para itens de rotina mensal ( mercado, posto de gasolina, crédito para celular) faz o Serasa entender que você está movimentando seu nome na praça e quitando suas contas mensalmente.
Um ponto negativo do uso de cartão de crédito são as compras por impulso , que geram muitas parcelas, o que sugere falta de planejamento de compras. Esse tipo de comportamento é visto como de risco pelos Bureaus de Crédito fazendo com que o score baixe pontuação de maneira muito rápida.
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