O que acontece quando a pessoa está com o nome sujo?

De acordo com os principais especialistas no setor de economia, pessoas com o nome sujo podem ter seus respectivos bens bloqueados pela Justiça. É o que acontece, por exemplo, com carros e imóveis, que, por terem maior valor agregado e de oportunidade de compra, podem acabar tendo preferência no momento da pena a uma determinada pessoa inadimplente. 

Por sua vez, o dinheiro no banco pode ser utilizado para quitar débitos no ponto de vista legal e judicial. Entretanto, algumas exceções se fazem presentes neste salário, a exemplo dos casos em que salário e poupança não podem, em hipótese alguma, ser penhorados em situações como esta. 

Acabou de limpar o nome?

Os experts no assunto ainda confirmam que as pessoas que acabaram de limpar o nome também podem ter créditos negados no futuro. Por que isso acontece? Porque esta consiste em uma marca que fica registrada no “score de créditos” por muito tempo.

Uma vez que scores consistem em pontuações que indicam às empresas em que medida a pessoa se apresenta como uma boa pagadora, é claro, público e notório que isso também acaba interferindo em todo este cenário. 

Quando se está inadimplente, a pontuação cai rápido. Para voltar, a recíproca não é verdadeira, já que a demora tende a ser mais frequente. Além disso, também se torna necessário salientar que a pontuação aceitável para os bancos reside nas faixas acima dos 600 pontos. 

São muitas restrições

Consumidores com o CPF negativado têm habitual dificuldade em conseguir crédito. Ou seja, pessoas com o nome sujo sofrem absurdamente mais para comprar um produto a prazo, realizar um financiamento de imóvel ou obter um cartão de crédito. Parece pouca coisa, mas não é. 

Por mais que os bancos não possam simplesmente “cortar” um cartão de crédito de pessoas com esse perfil, é possível que haja a negativa de novos cartões ou o impedimento da abertura de uma nova conta corrente. 

Por fim, escolas e faculdades também podem impedir novas matrículas a todo e qualquer devedor. Para saber mais sobre o assunto, contate a Mega Consultas!