Muitos são os órgãos de proteção ao crédito, que trabalham com listas de inadimplentes, ou seja, quando se faz compra parcelada, financiamento, empréstimos e não se paga em dia estas dívidas, o nome do devedor é incluído nestas listas e o crédito fica restrito para esta pessoa, até que ela quite suas contas. Mas, por estes órgãos terem siglas e nomes parecidos, muitas pessoas se confundem com o significado de cada um e a diferença entre eles.
SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito que surgiu em 1955, por intermédio da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, com a função de centralizar os dados do comércio, e o mesmo é administrado pela empresa Boa Vista desde 2010.
Basicamente o SCPC foi criado para modernizar e informatizar os dados de crédito dos brasileiros e, as diferenças entre as duas são bem poucas e se resumem apenas a quem comanda cada uma delas. Portanto, tanto uma quanto a outra fazem o trabalho de orientar credores na hora de conceder crédito, financiamento ou empréstimos. Por isso, é importante estar com as suas contas em dia, para que seu nome não seja incluído em um destes órgãos de proteção ao crédito.
Além disso, lembre-se que se você está com as dívidas atrasadas, a melhor alternativa é buscar uma negociação. Dê prioridades para as contas que tenham juros mais altos, elevados e que são de maior dificuldade de negociação. Depois, tente conversar com o credor para qual está devendo e tente renegociar as parcelas, juros ou mesmo prazo de pagamento. O importante é tentar sanar as contas e fazer um planejamento de gastos existentes e de contas a serem pagas, para não se comprometer com o credor e no final não conseguir honrar com o prometido.
Em suma, cuide da sua vida financeira. Mantenha seu nome limpo e longe da lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito. De tempos em tempos, faça uma busca em seu CPF , realizando uma Consulta de Cpf ou Cnpj Online para saber como está sua real situação no mercado.