4 dicas para o planejamento financeiro

Investir em planejamento é essencial para quem deseja garantir um futuro financeiro seguro e estável, assumir o controle do próprio dinheiro e ter recursos suficientes para realizar seus sonhos.

Ao planejar suas finanças, é possível gerenciar melhor seus gastos, sair das dívidas, saber em que áreas pode economizar e até mesmo quanto é possível investir. A boa notícia é que fazer um planejamento financeiro não é um bicho de sete cabeças.

O importante é começar. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer o planejamento financeiro ideal:

 

Use a regra do 15-35-50

Depois de analisar quais são seus gastos e receitas, use a regra dos 15-35-50 para organizar suas despesas. De acordo com este modelo, 50% da sua renda devem ser destinados para gastos essenciais, que são aqueles necessários para se manter no dia a dia, como alimentação, saúde, transporte etc.

Outros 15% da renda vão para as prioridades financeiras: quitação de dívidas ou poupança para o futuro. Os 35% restantes devem ser utilizados em todos os outros gastos relacionados à diversão e lazer, como academia, restaurantes, compras etc.

 

Gaste de acordo com seu padrão de vida atual

A sociedade atual estimula o consumo desenfreado o que, muitas vezes, faz com as pessoas gastem muito além das suas possibilidades. O planejamento financeiro ideal é aquele que prevê gastos que estão de acordo com seu padrão de vida atual. Gasta mais do que ganha? Procure reduzir suas despesas relacionadas a estilo de vida, como compras, salão de beleza e barzinho para equilibrar suas finanças.

 

Especifique suas metas

Planejar começar por especificar suas metas. Quanto gostaria — e poderia — gastar em cada área da vida? Depois, é hora de pensar em como irá alcançar cada ação. Para ter uma despesa X em contas residenciais, por exemplo, pode ser preciso diminuir o consumo de energia ou gás.

Mesmo quem está com o orçamento apertado, não precisa descartar o lazer. Pode reduzir substancialmente a quantia destinada para esta área e substituir saídas caras por atividades gratuitas ou de baixo custo.

 

Utilize uma planilha financeira

A planilha financeira será sua melhor amiga na hora de fazer o planejamento financeiro. Com a ajuda da ferramenta você consegue acompanhar todos os seus gastos, analisar se está dentro da meta estipulada e, se for o caso, pode pisar no freio para não estourar o orçamento.

Consulte agora mesmo o seu NOME NO SPC E SERASA – CLIQUE AQUI.