como administrar o seu dinheiro com inteligência

Como administrar o seu dinheiro com inteligência?

Como administrar o seu dinheiro com inteligência?

A maioria das pessoas nunca aprendeu em como administrar o seu dinheiro com inteligência. Esse aprendizado não se aprende na escola.

 

Até porque é preciso mais do que saber de matemática. É necessário ter habilidade em lidar com as finanças.

 

Apesar de toda a evolução do conhecimento hoje em dia, a verdade é que a forma como controlar o seu dinheiro continua sendo simples.

 

Não há o que questionar que a maneira em como você administra, gasta e investe seu dinheiro tem um impacto profundo em seu estilo de vida.

 

As escolas, de modos gerais, não ensinam essas habilidades essenciais para ser bem sucedido com o montante de dinheiro que ganha.

 

Aprender conhecimentos financeiros pode demorar um pouco, mas o básico é bastante simples e nunca muda.

 

Pode passar milhões de anos na minha vida e na sua, o fundamental em como administrar meu dinheiro ganhando pouco ou muito vai continuar sendo o mesmo. Não há complexidade nisso. É só aplicar o básico!

 

Você provavelmente aprendeu alguma matemática básica enquanto crescia, mas pode ter chegado à idade adulta sem nunca aprender a lidar harmoniosamente com o seu dinheiro.

 

As habilidades em como criar um orçamento, investir no futuro ou até mesmo como funcionam os cartões de crédito são habilidades surpreendentemente raras.

 

Como administrar o seu dinheiro com inteligência?

 

Aprenda aplicando ações assertivas em como administrar o seu dinheiro com inteligência para que possa viver em paz e livre de dívidas, complicações.

 

Caso você não saiba se está com o nome sujo, então, conheça a nossa ferramenta online. Oferecemos serviços de consulta ao SPC, SERASA, CPF, CNPJ, veículos com cadastro gratuito. Você só investe uma pequena quantia e faz a consulta. Clique Mega Consultas e utilize um de nossos serviços.

 

Gerenciar suas finanças parece nada mais que um arsenal de papéis, faturas, boletos e infinitos números? Geralmente, você faz uma quantidade X de reais, gasta Y e tenta garantir que Y é menor que X? A maioria segue esse esquema.

 

No entanto, as suas finanças têm tudo a ver com psicologia, hábitos e valores que você escolhe para viver. Em outras palavras, sua mentalidade é tão importante quanto à matemática.

 

Abaixo estão descritos algumas regras que sempre o ajudarão a melhorar sua vida financeira. Além disso, fará com que o seu dinheiro se multiplique de forma progressiva! Confira!

 

1 – Gaste menos dinheiro do que ganha

 

Saber em como administrar o seu dinheiro com inteligência requer que você siga à risca esse princípio. Tenha certeza que ele funciona de verdade!

 

Se você ganhar R$ 30.000,00/ano e gastar R$ 31.000,00/ano, acabará em uma espiral de dívidas difíceis de superar. Se você gastar tanto quanto ganha todos os anos, nunca estará preparado para emergências ou grandes mudanças na vida.

 

Gastar menos do que ganha permite-lhe a liberdade de poupar, preparar-se para o futuro e lidar com as inevitáveis ​​crises que a vida lhe lança. Quanto maior a diferença entre sua renda e seus gastos, melhor para a saúde financeira.

 

2 – Sempre planeje o seu futuro

 

Isso não significa apenas sobre a sua aposentadoria. É importante que planeje um futuro próximo. Por exemplo:

 

Quando uma loja oferece a você algum produto como celular para pagar em 6 meses sem juros, você precisa saber se pode pagá-lo ou evitar esse negócio. É realmente necessário fazer essa compra? Se não, então, não compre. Guarde esse dinheiro para uma emergência.

 

Planejar o seu futuro é importante com a criação de um fundo de emergência, pois permitirá que você lide com reparos inesperados de automóveis ou contas médicas.

 

Ter um plano de aposentadoria garantirá que você tenha renda quando não puder mais trabalhar. Suas finanças devem sempre olhar para frente além do mês atual.

 

3 – Faça seu dinheiro ganhar mais dinheiro

 

Quer saber como os ricos continuam ficando mais ricos? É porque o dinheiro pode crescer enquanto você dorme, desde que você economize um pouco disso.

 

O dinheiro investido corretamente ganha mais dinheiro com o tempo. Não basta colocar todo o seu dinheiro em uma conta de poupança a juros baixos.

 

Invista em coisas que lhe renderão mais dinheiro do que antes. Às vezes, você pode contar com uma conta de investimento ou, é melhor começar um negócio.

 

E até mesmo fazer um curso, uma especialização em sua área para conseguir um emprego com uma melhor remuneração.

 

Como visto, as regras mais importantes sobre finanças pessoais nunca mudam. Os que seus avós fizeram em relação aos ganhos mensais possam até não funcionar para você.

 

Sempre haverá novas ferramentas e melhores estratégias em como administrar seu dinheiro com inteligência. No entanto, gastar menos do que você ganha será sempre benéfico.

 

Investir seu dinheiro sempre será melhor do que não fazer nada com ele. E planejar para o futuro sempre será melhor do que estourar o seu salário assim que você o recebe.

 

Como administrar o dinheiro que ganho?

 

Agora, veja como você pode organizar o seu orçamento de acordo com o valor que ganha mensalmente. O especialista em finanças Ramit Sethi sugere que você divida sua remuneração em 4 categorias:

 

1 – Custos fixos (50% – 60%)

 

São aqueles custos fixos que você tem todo mês para honrar (compromissos), tais como: aluguel, luz, água, telefone, celular, gás, seguro, alimentação, transporte etc.

 

2 – Investimentos (10%)

 

Para saber em como administrar o seu dinheiro com inteligência é importante investir. Com o passar do tempo, você desejará fazer crescer as suas economias. Não dá para viver só pagando dívidas todo ano, todo mês.

Então, faça um investimento mensal em alguma aplicação financeira do seu banco a fim de que seu dinheiro cresça ao longo do tempo.

 

3 – Poupança (5% – 10%)

 

Inclua nessa categoria algo que queira fazer como viajar com sua família daqui a 6 meses ou comprar algo à vista como uma TV Plasma. Seria uma economia a médio ou longo prazo.

 

Inclua também um fundo de emergência para eventuais imprevistos como enfermidades ou custos com problemas no veículo.

 

4 – Despesas com lazer (20% a 35%)

 

Essa categoria só é valida depois que você fez todos os outros 3 acima. Nele você pode usá-lo como quiser, desde que não comprometa os compromissos mensais.

 

Você pode usá-lo para jantar fora, sair com os amigos ou com o parceiro e também fazer um passeio turístico em sua cidade.

 

Contanto que você tenha as outras três categorias cobertas, você pode gastar esse dinheiro sem se sentir culpado em prejudicar o seu orçamento.

 

Viu como você pode aplicar todas essas dicas em como administrar o seu dinheiro com inteligência de maneira simples? Então, chegou a hora de mudar sua vida de verdade!