Como consultar protesto SCPC e regularizar?

Como consultar protesto SCPC

Após saber como consultar protesto SCPC e regularizar a situação, o seu nome volta a estar limpo. Com isso, poderá solicitar crédito e ser aprovado na análise, conforme a sua necessidade. Confira aqui como funciona e outras informações relacionadas!

O protesto SCPC nada mais é que ter o nome sujo. Com isso, você é impedido de obter aprovação na análise de crédito, seja para qualquer finalidade. Na verdade, tanto o CPF como o CNPJ, dependendo do seu caso, fica bloqueado para adquirir empréstimo, financiamento etc.

Primeiramente, o protesto é feito em cartório como um título protestado. E, depois, as informações de débitos são repassados para o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito. Assim, ele é um dos órgãos que atua no relacionamento entre consumidor e empresa.

Então, ao ter uma dívida como, por exemplo, cheques sem fundos, carnês de pagamentos e/ou promissórias, você terá que quitá-la. Após isso, deverá pagar os custos do cartório, pois existe uma taxa para retirada do nome, conforme o caso.

E cada cartório no Brasil possui o próprio valor de taxa, isto é, não há um valor fixo, tabelado. Sendo assim, você precisa saber qual o cartório que o título foi protestado para descobrir os custos. E, dessa forma, pagar para receber a certidão de quitação como respaldo de que quitou a dívida.

Em seguida, o cartório que fez a inclusão do débito no SCPC solicitará que o seu nome seja retirado da lista dos negativados. E, assim, há um prazo de até 5 (cinco) dias úteis para que seu nome fique limpo!

Caso isso não aconteça, então, você pode recorrer judicialmente, munido com a declaração de quitação expedida pelo cartório e solicitar a exclusão. Mas dificilmente será preciso fazer esse procedimento, pois normalmente tudo é feito de forma correta e dentro do prazo estabelecido!

Agora que você conheceu um pouco sobre o procedimento de ter o nome sujo no protesto SCPC, abaixo descobrirá como fazer a consulta! Também obterá dicas de como regularizar a sua situação da melhor forma possível!

Como consultar protesto SCPC?

Ao saber como consultar protesto SCPC, você pode identificar o débito e realizar a sua quitação. Assim, é muito importante que você realize essa consulta de vez em quando, pois assim evita certas seurpresas que possam ocorrer.

Então para uma boa saúde financeira esteja consultando regularmente. E o melhor é que a consulta pode ser feita pela internet, o que gera menos burocracia e perda de tempo. Sendo assim, a empresa que é autorizada pela administradora desse órgão SCPC é a Mega Consultas.

Ela atua no mercado de crédito há bastante tempo e tem como objetivo auxiliar tanto as empresas, bancos como os consumidores. E, desse modo, possam se beneficiar!

Para se cadastrar no site é bem simples, não paga nada, ou seja, é gratuito. No entanto, você paga uma pequena taxa para fazer a consulta. Mas é somente esse valor. Nada mais!

Por isso, saiba como consultar protesto SCPC ao seguir estes passos:

  • Acesse o site Mega Consultas ao clicar em Quero consultar protesto SCPC

  • Faça o seu cadastro no site gratuitamente ao escolher uma das opções: CPF ou CNPJ

  • Após criar a conta, insira créditos para realizar a consulta e aguarde a liberação

  • Depois de liberado os créditos, entre em Minha Conta e informe os dados solicitados

  • Insira o seu CPF ou CNPJ para que o sistema possa averiguar se existe o protesto no SCPC

  • Veja o relatório emitido pelo sistema ao analisar as informações

Pronto! Você terá todas os detalhes para que possa resolver essa pendência, tanto na empresa credora como no cartório!

Lembrando que os principais títulos protestados no cartório e, em seguida, no SCPC são estes:

  • Cheques sem fundos

  • Duplicatas

  • Notas promissórias

  • Letra de câmbio

  • Carnê de pagamento

  • Contrato de câmbio

  • E outros

Como regularizar?

No tópico anterior, você aprendeu como consultar protesto SCPC de forma fácil, simples e online. Também descobriu como funcionam os procedimentos, tanto de inclusão do nome nesse órgão de proteção ao crédito como a sua exclusão.

Agora você poderá aplicar estas dicas abaixo para regularizar a sua situação e voltar a ter o nome limpo! Confira!

  • Para regularizar a dívida é preciso entrar em contato com a empresa credora e negociar. Caso você pague o valor à vista, peça um bom desconto (de preferência ausência de juros e multas). Se preferir, faça acordo com parcelas mínimas

  • Se você fizer acordo (parcelamento), então, no primeiro pagamento o seu nome já deve ser retirado do SCPC

  • Mesmo que pague a dívida na empresa credora, o cartório precisa saber a fim de retirar o seu nome da lista dos negativados. Então, leve o comprovante de quitação até o cartório onde o título foi protestado e solicite a exclusão.

  • Após isso, o cartório solicitará ao SCPC que seu nome seja retirado. E, então, tudo será resolvido!

Como visto, como consultar protesto SCPC e regularizar é um procedimento que merece atenção. Assim, é bom que consulte regularmente a fim de solicitar crédito e ser aprovado. Se você gostou, então, compartilhe essas informações!