O que é protesto no SPC e SCPC

O que é protesto no SPC e SCPC?

Toda dívida que você adquire pode ser protestada em cartório. E, em seguida, é incluída no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito. Aprenda o que é protesto no SPC e SCPC, como saber se possui débito em seu CPF e como resolver essa pendência!

Grande parte das pessoas não sabem diferenciar quando o CPF é protestado e quando ele é negativado. E, talvez, você seja uma delas, não é verdade? Será que os dois são a mesma coisa? Certamente, você obterá essa resposta logo mais adiante.

Quando um débito é protestado, isso significa que o título é oficialmente cobrado no cartório. No entanto, antes disso, o devedor recebe uma notificação de cobrança com prazo de até 3 (três) dias úteis para quitar a dívida. E, caso não o faça, então, o cartório o inclui como inadimplente.

Já a negativação quer dizer que o CPF e/ou CNPJ está na lista dos inadimplentes no SPC e SCPC. Então, a empresa credora tenta negociar o débito com o devedor antes de incluí-lo nos órgãos de proteção ao crédito.

Caso a dívida seja paga, então, o nome não é incluído. Porém, se o devedor não pagar, então, receberá uma notificação informando que o seu nome constará no SPC e/ou SCPC dentro de alguns dias.

Tanto o protesto em cartório como a negativação são caracterizados como nome sujo. E, desse modo, o devedor fica impossibilitado de receber aprovação nas análises de crédito, seja em banco, loja ou instituição financeira.

Agora, leia a seguir o que é protesto no SPC e SCPC a fim de tirar dúvida quanto se um título protestado consta apenas no cartório. Saiba mais!

O que é protesto no SPC e SCPC?

O protesto no SPC e SCPC é uma forma de negativar o devedor a fim de receber o devido valor que ele deve. Algumas pessoas físicas e jurídicas decidem protestar o título em cartório e também incluí-lo nos órgãos de proteção ao crédito.

Mas, há outras que somente deixam o nome inadimplente no cartório. E ainda outras não protestam a dívida e só o inclui no SPC e SCPC. Então, dependendo de cada caso, o CPF e/ou CNPJ pode constar nesses dois lugares ou em um deles.

Quando o protesto consta no SPC e SCPC, isso significa que a dívida está negativada. E, desse modo, o devedor não consegue crédito de qualquer espécie.

Então, caso você se encontre nessa situação de ter o seu nome no cartório e também no SPC e SCPC, deverá quitar a dívida. E, depois, pagar a taxa de custas que o cartório cobra para a retirada de seu nome em seus registros.

Já no SPC e SCPC não há custo nenhum, pois dentro de um prazo de até 5 (cinco) dias úteis, o seu CPF e/ou CNPJ é retirado dos registros.

Agora, um lembrete: é crucial que você, após a quitação do valor devido, solicite do cartório uma declaração, ou seja, um documento que valide que você pagou tudo o que deve. E, com isso, se resguarda que pagou a dívida. E, caso necessário, apresente nos órgãos de proteção ao crédito para confirmar que não deve mais nada! Por isso, fique bem atento e cauteloso!

Quais são os títulos protestados em cartório?

Toda dívida pode ser protestada em cartório, mas existem aqueles mais comuns. As vezes, a empresa ou a pessoa física não quer colocar o débito no cartório por conta dos custos que pagará. Mas, pela eficácia que ele gera, muitos acabam optando por esse serviço.

Eis abaixo quais são os títulos mais comuns que podem ser protestados em cartório:

  • Cheque devolvido

  • Contrato de aluguel

  • Nota promissória

  • Certidão de Dívida Ativa

  • Encargos Condominiais

  • Cédula de Crédito Bancário

  • Contrato de Câmbio

  • E outros

Como consultar um protesto no SPC e SCPC?

Para você saber se há pendência em seu CPF e/ou CNPJ, basta fazer uma pequena consulta pela internet. Isso mesmo! A Mega Consultas fornece um sistema online onde você faz a pesquisa diretamente de sua casa ou onde quer que esteja com apenas o acesso a internet.

E você só paga uma taxa bem baixa para consultar. Sendo assim, não há mensalidade e nem compromisso de aderir a um contrato. Você só paga por cada consulta realizada! Prático e fácil! Abaixo você pode seguir um passo a passo e fazer a consulta agora mesmo!

  • Acesse o site Mega Consultas ao clicar em Quero consultar meu CPF e/ou CNPJ

  • Em seguida, clique no menu Cadastre-se e preencha os campos solicitados com os seus dados

  • Depois de criado o login e senha, agora entre em sua conta

  • Logo após isso, insira crédito em sua conta e aguarde a liberação

  • Liberado o seu crédito, então, clique na opção de consulta CPF +Restrições + Protestos

  • Informe o número de seu CPF

  • Visualize o relatório

Pronto! Agora, você descobriu o que é protesto no SPC e SCPC e onde está com débito e qual o valor.

Como resolver a pendência?

Ao descobrir o local e valor que você possui restrição, chegou a hora de resolver essa pendência. E a forma de retirar o seu nome da lista dos inadimplentes é, sem dúvida, quitando o débito. Então, você quitará o valor devido ao entrar em contato com a empresa credora.

Sendo assim, tente negociar o melhor valor para que possa receber descontos ou ofertas. Geralmente, as empresas sempre fornecem as melhores opções. E, depois de negociado, aguarde que o seu nome será retirado do SPC e SCPC.

Já a dívida do cartório, será preciso que você arque com os custos de taxas. Então, procure se informar lá o valor que deverá pagar, além do débito devido.

E, então? Gostou de sabe o que é protesto no SPC e SCPC? Comente e compartilhe!