Que CCF representa Cadastro de Cheque sem Fundo, muita gente já sabe. O que poucas pessoas imaginam, porém, é que excluir o nome do sistema é mais simples do que parece. Em primeiro lugar, precisamos salientar que tanto de forma on-line quanto de modo presencial é possível chegar lá.
Em outras palavras, para limpar o nome no Cadastro de Cheque sem Fundo, é preciso somente que o interessado procure diretamente o banco que realizou a inclusão. A pessoa terá de comprovar o pagamento do cheque, mas isso pode ser feito com a entrega do próprio papel da quitação ou com o extrato da conta corrente demonstrando o débito em dia. Tranquilo, não?
Ao formalizar o pedido da exclusão, se torna necessário que o indivíduo solicite também um recibo da carta de solicitação. Na prática, este documento deverá ser guardado até a conclusão do processo, uma vez que o banco possui um prazo de cinco dias úteis para confirmar as informações de retirada do nome no CCF.
Conheça agora os principais motivos para cheques devolvidos
Boa parte das razões que levam a exclusão do nome no CCF diz respeito a cheques devolvidos. Por sua vez, são alguns os fatores que conduzem a pessoa física ou jurídica a esta específica atividade. A divergência ou falta de assinatura é um dos exemplos. Além de bastante comum, esta razão é de fácil resolução. Basta assinar o cheque corretamente e, ao preencher a folha, conferir se nada passou batido. Aqui, também se faz necessário verificar pontos como assinatura, data e valor.
Outro motivo abrange cheques com valor acima de R$ 100 sem a identificação do beneficiário. Neste caso, de acordo com os especialistas do Serasa Experian, todos os cheques com valor maior que uma centena de reais precisam fazer constar o nome do beneficiário. Isso significa que o documento não pode pertencer ao portador.
Assim, se a pessoa não quiser que o cheque seja devolvido, bastará colocar o nome do responsável por receber o pagamento. Para saber mais e tirar todas as dúvidas a respeito do CCF, não espere: entre em contato com a Mega Consultas!