segunda via do cpf

Como fazer para tirar a segunda via do CPF?

A segunda via do CPF pode ser tirada de forma presencial ou online. Na forma online, o procedimento é muito mais rápido e imediato. Já na presencial requer um pouco mais de tempo de espera. Saiba aqui como solicitar nessas duas formas e obtenha essa segunda via!

Ter os documentos pessoais roubados ou perdidos é uma situação bem desconfortável. Ainda mais quando se tem a necessidade de realizar algumas tarefas que exigem a apresentação de documento com foto e o CPF.

O CPF – Cadastro de Pessoa Física ainda é mais importante, pois se tornou um documento válido, único e exclusivo para os serviços públicos. Além disso, ele é solicitado em compras, em escolas, nos bancos, nas empresas, nas lojas, enfim, é um item de alta relevância!

Por isso, mantê-lo em mãos é crucial, pois você pode precisar no momento de algum pedido que queira fazer. No entanto, pode ocorrer de ser extraviado ou ter sido roubado juntamente com outros pertences, o que gera estresse e dor de cabeça.

Mas, não adianta reclamar do que ocorreu, não é verdade? O mais importante é que você tem a possibilidade de solicitar a segunda via do CPF sem tanta burocracia como antigamente. Talvez, você lembre das intermináveis filas das delegacias para emitir uma nova. E, hoje, tudo mudou!

Basicamente, você tem duas opções para obter a segunda via do CPF:

  1. Por meio da internet, mas precisamente, pelo site da Receita Federal
  2. Por meio presencial

Se você escolher por modo online, o comprovante de inscrição é emitido na hora para imprimir. E, assim, é imediata a sua obtenção. Agora, se for presencial, você deverá aguardar um período para tê-lo em mãos visto ser um cartão magnético.

Confira a seguir o procedimento para obtenção dessas duas formas!

Segunda via do CPF – Como obter online?

A segunda via do CPF pode ser obtida em duas condições específicas. Então, dependerá em qual condição você se enquadra.

Desse modo, abaixo você terá as duas maneiras para emissão. Lembrando que essas duas formas online só podem ser emitidas eletronicamente e logo podem ser impressas, caso for de seu interesse.

1 – Para quem não declara o Imposto de Renda

A primeira é pelo site da Receita Federal mediante o acesso e inserção do número de seu CPF. Depois, é só clicar em emitir e, se quiser, pode imprimir na hora! Essa opção se destina para quem não declara o imposto de renda e é fornecido gratuitamente. Para isso, siga o procedimento abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal ao clicar em Comprovante de segunda via CPF online

  • Informe o seu CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título eleitoral

  • Depois de todos os campos preenchidos, clique em enviar

  • Pronto! Você visualizará esse comprovante e é só imprimir, caso deseje

2 – Para quem declara o Imposto de Renda

Se você declara o Imposto de Renda, então, pode obter a segunda via do CPF pelo sistema e-CAC. Para isso, clique aqui e preencha as informações solicitadas nos campos. Enfim, é um procedimento bem simples e rápido bastando apenas inserir os dados corretamente.

Segunda via do CPF – Como obter presencialmente?

Para você obter o CPF presencialmente terá que se dirigir até o Banco do Brasil ou Correios e solicitar um cartão novo. Antigamente, a Caixa Econômica realizava esse procedimento, porém não presta mais esse serviço.

Assim, já nesses dois lugares você pagará uma taxa de R$ 7,50 para sua emissão e quando estiver pronto, você precisará buscar.

Há outras entidades públicas que emitem também, mas é bom verificar em sua cidade se há essa opção. Para saber detalhes, clique aqui e leia o conteúdo na Receita Federal.

Como visto, é rápido e simples obter a sua segunda via do CPF e você tem a opção de escolher. Caso queira realizar a consulta do CPF, acesse o sistema online para visualização se há pendência, restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

Para isso, clique Mega Consultas e escolha uma das opções que aparecem na tela! Comente e compartilhe, se assim desejar!