Como organizar minhas contas atrasadas?

como organizar minhas contas atrasadas

Como organizar minhas contas atrasadas?

Quem nunca foi até a internet pesquisar sobre como organizar minhas contas atrasadas? Acredito que você, eu, e a grande maioria dos brasileiros.

 

Não estamos isentos de deixar que elas se acumulem devido a certas circunstâncias, mas não podemos deixar que isso se torne um hábito. Quando você aprender a se comprometer em pagar em dias, esse quadro negro mudará de cor!

 

Se esse ciclo de pagar as contas atrasadas já se tornou corriqueiro em sua vida, então, está na hora de quebrá-lo. E aqui neste post no blog Mega Consultas iremos te orientar em como pagar dívidas acumuladas.

 

Conseqüências de ter contas atrasadas

Ter as contas atrasadas é muito ruim e você bem sabe disso. Talvez estes pontos abaixo possam representar a sua realidade hoje:

 

  • Cobranças diárias pelas empresas credoras
  • Falta de paz
  • Preocupação em eliminar dívidas rapidamente
  • Não dorme direito
  • Nome sujo na praça
  • Sem credibilidade para conseguir financiamentos no mercado
  • Limitações dos planos que deseja executar por falta de dinheiro

 

Enfim, a lista é enorme! Ficamos sufocados com tantas contas atrasadas que mal sabemos por onde começar a organizar para pagar. Não se preocupe, pois não é só você que se encontra nessa situação.

 

Em uma matéria publicada no Exame há cerca de 63,4 milhões de brasileiros com contas acumuladas, a inadimplência está alta como informa o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.

 

A boa notícia é existem maneiras efetivas em como organizar as contas atrasadas e, desse modo, sair desse ciclo vicioso. Leia abaixo para descobrir isso!

 

Como organizar minhas contas atrasadas?

Contas atrasadas geram juros e multas para pagar sendo muito ruim para quem já está apertado nas finanças.

 

Lembre-se que quando você tem contas atrasadas significa que o dinheiro que recebe não é suficiente para pagar as suas despesas e nem para prover situações emergenciais.

 

Pode ser difícil, mas faça um esforço de manter seu orçamento sempre dentro daquilo que pode gastar. Tente deixar suas contas pagas em dias, encontre uma forma de organizá-las para evitar essa dor de cabeça!

 

Siga estas dicas em como organizar minhas contas atrasadas e se livre de importunações e cobranças!

 

1 – Faça uma lista de todas as contas atrasadas

A primeira dica é: sente-se e descreva em forma de lista quais são as contas que se encontram atrasadas e junte-as com as contas atuais. Certifique-se de ter o seu orçamento atual definido. Caso não tenha um, precisará criar nesse momento!

 

2 – Organize suas contas priorizando suas necessidades

Quais são as suas contas prioritárias? As de maior necessidade em sua vida.

 

Por exemplo, se você mora de aluguel e ele está atrasado alguns dias, então, ele deve vir primeiro para você pagar. Até porque onde você vai dormir? Mesmo que outras contas fiquem para depois, o aluguel é a sua maior prioridade.

 

Após pagar essa conta de aluguel atrasado, coloque esse item como contas de prioridade. Assim, todo mês você se organiza para que não o atrase mais.

 

E, depois da conta do aluguel? Daí você vai listando por ordem de prioridade e importância que são em sua vida.

 

3 – Deixar atividades para gerar um dinheiro extra

Sei que essa dica não é fácil de seguir quando o assunto é cortar certos gastos mensais. No entanto, pense que isso é temporário até que você organize suas contas atrasadas. Quando você já tiver dominado o seu orçamento e deixando-o tudo “azul”, você pode retornar ao que fazia antes.

 

Para isso, determine quanto você terá disponível para ser aproveitado todo mês, se retirar aquelas atividades sem muita importância.

 

Quando você tem contas atrasadas é preciso parar com os gastos diários e mensais que são desnecessários. Isso inclui sair para comer, para o cinema, à academia (porque não ao ar livre?) e outras  atividades de entretenimento.

 

Se der, suspenda também a sua assinatura de TV e/ou despesas não essenciais até que você resolva esse problema.

 

Também considere vender algumas coisas que não esteja mais usando para arrecadar dinheiro rapidamente e o ajude a eliminar dívidas rapidamente.

 

4 – Converse com os seus credores

Muito antes de entrar em contato com os seus credores, verifique quanto tem disponível. Só após isso, ligue e converse com eles ou com qualquer pessoa com quem esteja devendo um valor.

 

Muitas empresas poderão elaborar um pagamento facilitado e acessível (dentro do que pode pagar) para você quitar o débito. Analise as possibilidades parceladas e/ou à vista.

 

Fale como está a sua situação financeira e que tem o desejo de sanar essas dívidas acumuladas. Mostre-se interessado que elas poderão negociar de maneira facilitada e com os menores juros.

 

Outras dicas  em como organizar minhas contas atrasadas

Além dessas dicas, você pode fazer o seguinte:

 

  • Tenha um segundo emprego desde que não comprometa o seu atual e nem sua família. Pode ser um serviço extra de 4h

 

  • Solicite um empréstimo a um familiar ou amigo de confiança e acertar em pagar aos poucos. Assim, você elimina essas contas atrasadas e fica pagando apenas esse empréstimo. O bom é que você não pagará juros nem multa.

 

 

Lutar para ter o pagamento de contas atrasadas resolvidas deve ser um dos seus alvos principais nas finanças. Você pode fazer mudanças reais em seu quadro financeiro com disciplina e trabalho árduo.

 

É importante que você siga essas dicas de modo que não esteja apenas sobrevivendo, mas prosperando financeiramente.

 

Analise todo o seu cenário financeiro e leve a sério o orçamento para ver o que mais precisa fazer para mudar essa situação.

 

Nesse post Como organizar minhas contas atrasadas você aprendeu dicas que exigirão uma força extra da sua parte, mas que ao final serão recompensados. Mantenha seu foco e sucesso!

 

Caso você queira consultar os débitos junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC, o Mega Consultas pode te ajudar. Acesse nosso site, faça o seu cadastro, escolha uma das opções disponíveis e pague a taxa para ter acesso aos dados. É rápido, fácil e prático!