o que é SCPC

O que é SCPC? Diferenças entre SPC e SERASA!

O que é SCPC?

A maioria das pessoas ainda possui dúvida sobre o que é SCPC. E, por essa razão, aqui no Mega Consultas vamos de orientar quanto ao seu significado, objetivos e funcionalidades.

 

Muitos pensam SCPC é o mesmo que SPC ou SERASA, isto é, que pertence ao mesmo órgão. Porém, isso não procede. O SPC, SERASA e SCPC são instituições diferentes que administram distintas funções em relação a créditos financeiros na praça.

 

Todo consumidor que compra um produto ou solicita um serviço a alguma empresa, mas não honra seu compromisso de pagamento, essa empresa pode pedir a inclusão de seu CPF ao SCPC, SPC e/ou Serasa.

 

Apesar de suas semelhanças, eles possuem pequenas características particulares. São diferentes, mas tem o mesmo objetivo, que é:

 

  • Fornecer informações de cada cidadão brasileiro quanto às dívidas que constam em seu nome ou se nada consta. A partir disso, então, concede ou não um crediário, um pedido de cartão de crédito, financiamento, empréstimo etc.

 

Consulta SPC – Rápida, segura e com liberação imediata!

 

O SCPC atua na modernização e informatização das informações quanto aos dados de créditos de cada brasileiro. Possui um sistema próprio e tem total privacidade em cada informação que possui dos CPFs.

 

É ele que tem o controle de quem paga ou não as suas contas. É basicamente um centro de banco de dados financeiros e o modo de ter esse registro é por meio do CPF de cada cidadão.

 

O que é SCPC?

 

SCPC significa Serviço Central de Proteção ao Crédito cuja administração é feita pela Boa Vista Serviços. Foi criado em 1955 com o objetivo de auxiliar as empresas em casos de inadimplência de seus clientes.

 

Desse modo, ele é mais um órgão criado como um serviço de cadastro de crédito. Todos os consumidores devedores de algum boleto, carnê, contas de água, luz, telefone se encontram nesse SCPC.

 

Também é um meio pelo qual as empresas podem saber a quem podem conceder um crédito seja para aquisição de cartão de crédito, realizar um empréstimo e/ou financiamento.

 

Como pagar as minhas dívidas e sair do vermelho?

 

O que é SCPC e SPC?

 

Agora que você entendeu o que é SCPC, o que tem a ver com o SPC? Bem, SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito que também registra dados pessoais assim como o SCPC. Ele é mais um órgão que tem o objetivo de auxiliar as empresas quanto à concessão de crédito por CPF solicitante.

 

O SPC Brasil recebe a maior parte dos nomes inadimplentes no mercado, especificamente, o do comércio, lojistas. Mas isso não quer dizer que, por exemplo, quem deve a faculdade ou banco, não possa ir o seu nome para esse órgão.

 

Ele é administrado pela CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de cada cidade do Brasil. Presta informações tanto de pessoas físicas como jurídicas, devedoras ou não.

 

O que é SCPC e Serasa?

 

Já em relação à Serasa, ela é também um órgão de cadastro de crédito. A sutil diferença é que atua com o enfoque em instituições bancárias.

 

Isso quer dizer que se você possui algum débito em bancos, agências financeiras de empréstimos, financiamentos ou qualquer instituição de crédito, seu CPF constará nesse local, a Serasa.

 

Serasa significa Centralização de Serviços dos Bancos e ela é uma empresa privada. Foi criado em 1968 e pertence a uma empresa irlandesa. Serasa é o mesmo que Serasa Experian e possui lojas em todas as regiões brasileiras para que possa realizar a consulta de graça em seu CPF.

 

Ele também registra os nomes de todos os inadimplentes do Brasil e atua como um auxílio no momento em que um consumidor solicita um crédito em uma loja, empresa.

 

Resumindo…

 

  • SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito gerido pela Boa Vista Serviços.
  • SPC – Serviço de Proteção ao Crédito gerido pela CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas
  • Serasa – Centralização de Serviços Bancários gerido pela Serasa Experian

 

É possível que o seu CPF (caso esteja com pendências financeiras) esteja no SCPC, mas não no Serasa. Ou conste no SPC e Serasa, mas não no SCPC. Isso vai depender da empresa que solicita que o nome conste em qualquer um desses órgãos.

 

Como fazer para pagar as dívidas em menos de um ano

 

Por isso, é melhor realizar a consulta nos 3 (três) serviços de cadastro de crédito, pois assim não haverá dúvidas se você está em débito ou não.

 

No Mega Consultas você pode realizar consultas tanto no SCPC, SPC e/ou SERASA, pois temos parceria com todos esses serviços de cadastro de crédito. Para mais detalhes e informações, clique CPF e CNPJ Online.

 

O cadastro em nosso sistema é GRATUITO, porém, para consultar você precisará pagar uma pequena taxa. Em comparação com outros locais que também fornecem a consulta tanto do CPF como CNPJ, o nosso cobra o menor preço e entrega para você excelência e qualidade no atendimento.

 

O site Mega Consultas trabalha com um sistema seguro e rápido que faz a consulta de maneira inteligente nos órgãos de proteção ao crédito. É uma ótima alternativa se você estiver com dúvidas sobre como descobrir se seu cliente está negativado.

 

Realize o cadastro gratuitamente em nosso portal, escolha uma das opções disponíveis, pague a pequena taxa e receba informações reais, verdadeiras e como entrar em contato!