Recuperar o Score de Crédito

Como recuperar o Score de crédito após ser negativado no SPC

Recuperar o Score de Crédito após ser negativado no SPC é possível após alguns meses. E apesar de demorar um pouco para ganhar a confiança novamente dos bancos e lojas existem algumas maneiras para acelerar esse processo. Descubra aqui e siga as dicas!

 

O Score de Crédito é um sistema de pontuação adquirida por você mediante o relacionamento que tem com o mercado. Ele é que sinaliza para os bancos, lojas e órgãos financeiros se pode ou não lhe conceder um crédito.

Sendo assim, ele varia de pessoa a pessoa conforme o comportamento financeiro como, por exemplo, se paga as suas contas em dias. Também se você deixa atrasar por muito tempo algum boleto, essa pontuação começa a baixar.

Então, é um sistema passível de alterações que está oscilando conforme as suas atitudes. Assim, se você honra os seus compromissos de pagamentos, ele aumenta e, se você não honra, ele diminui.

Desse modo, o Score de Crédito é atualizado todo mês e possui variações com base nos últimos 30 dias. Pode ocorrer de um mês você estar com 400 pontos e no próximo com 600. Tudo vai depender de como você se comporta dentro desse período.

Por esse motivo, é importante que sempre pague qualquer conta em seu CPF antes do vencimento. Além de evitar atrasar a conta, você permite que o seu Score de Crédito fique com uma alta pontuação. E, com isso, facilita e contribui para ter uma aprovação rápida de crédito!

SCORE BAIXO – 5 COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER

Qual a pontuação do Score de Crédito?

O Score de Crédito pontua conforme os hábitos que você tem dentro do mercado. Sendo assim, essa pontuação é definida entre 0 a 1000 pontos. Para um Score baixo, a pontuação fica abaixo de 300; já para uma pontuação alta fica acima de 700. Então, veja como funciona:

  • Até 300 pontos há alto risco de inadimplência
  • Médio risco entre 300 e 700 pontos
  • Baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos

Há diversos fatores que influenciam para a chegada dessa pontuação, os quais são:

  • Pagamentos de contas em dias ou em atrasos: carnês, boletos, faturas de cartões de créditos, água, luz, telefone etc
  • Histórico de dívidas que tiveram inclusão no SPC e/ou SCPC
  • Dados cadastrais atualizados no sistema dos órgãos de proteção ao crédito
  • Ter várias contas em seu CPF indicando que possui movimentação no mercado (cartão de crédito, fatura de plano de celular e internet, entre outras)

Como lido, a pontuação é crucial para mostrar às empresas do mercado que você é um bom pagador. Quando elas identificam que os seus pontos estão acima de 800, então, é uma ótima sinalização de que você tende a pagar suas contas em dias!

Como consultar meu Score de Crédito?

Você pode consultar o seu Score de Crédito de forma muito simples, rápida e em seu próprio lar. Na Mega Consultas, você faz o cadastro no sistema gratuitamente, insere crédito para consulta e já pode usar!

Para isso, siga estes 4 passos:

  • Acesse o site para consultar o Score de Crédito ao clicar Mega Consultas
  • Faça o cadastro gratuitamente ao escolher pessoa física
  • Com os dados de login e senha, insira crédito no valor que quiser. Depois, aguarde a sua liberação dentro de algumas horas
  • Faça a consulta conforme a sua necessidade

Pronto! Com essa consulta de seu Score de Crédito você tem um detalhadamento dos pontos que já possui no sistema de órgãos de proteção ao crédito. Ao estar ciente dele, você pode fazer algo a respeito!

Como recuperar o Score de crédito após ser negativado no SPC

Quando você possui o nome negativado no SPC, o seu Score de Crédito logo sofre alteração. Ele automaticamente fica baixo devido ao nome sujo. E, conforme o tempo passa, ele pode voltar ou não a subir. Isso só depende de você ter hábitos financeiros saudáveis ou não.

Embora o processo de recuperar o Score de Crédito após ser negativado no SPC leve tempo, você ainda pode fazer algumas atitudes práticas. Certamente, elas serão de grande ajuda para acelerar esse processo de recuperação!

Com isso, você poderá conseguir aprovação em empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, crediários e muito mais! Por isso, fique ligado nas dicas abaixo e as aplique:

1 – Pague suas contas antes do vencimento

Um dos fatores que contribui satisfatoriamente para recuperar o Score de Crédito após ser negativado no SPC é pagar as suas contas antes do vencimento. Para isso, evite o esquecimento ao cadastrar no débito automático. Desse modo, fica em dias e ainda colabora para aumentar o seu Score.

2 – Atualize os seus dados cadastrais no sistema

Manter os seus dados atualizados no sistema do Boa Vista, SPC Brasil e outros órgãos de proteção ao crédito contribui no aumento de seu Score. Para atualizar, você precisa se dirigir até uma agência de algum desses órgãos perto de sua casa e solicitar atualização.

3 – Solicite ativação do Cadastro Positivo

Ao ativar o Cadastro Positivo você registra em seu sistema todas as suas movimentações de pagamentos. Então, ele serve como um histórico de tudo que você pagou. No entanto, ele também é um registro de todas as contas que você não pagou. Então, antes de ativá-lo você deve estar ciente que ele apresentará ambos os lados.

4 – Espere 6 meses antes de solicitar crédito

O momento de recuperar o Score de Crédito após ser negativado no SPC requer muita paciência. Você não conseguirá conquistar a confiança do mercado de forma tão rápida. Então, espere pelo menos 6 meses antes de solicitar crédito.

Enquanto isso, você deve permanecer com bons hábitos de relacionamento e aguardar que esse prazo possa aumentar o seu Score. Às vezes, ocorre da própria empresa de empréstimo ou cartão de crédito lhe conceder via telefone ou e-mail sem você ter que ir solicitar.

De qualquer modo, não solicite nenhum crediário nesse período. Tenha paciência e espere! Se você insistir na solicitação de crédito pode ser que isso prejudique na pontuação.

5 – Usar os produtos dos bancos

Quanto mais movimentações você tiver em seu CPF melhor será para recuperar o seu crédito. Uma das formas é usar produtos do seu banco, tais como: CDB, seguros, cheque especial, títulos de capitalização, poupança, dentre outros.

No entanto, muito cuidado com o excesso de produtos que venha a deixar você atrapalhado nas finanças. É melhor manter as contas em dias que estar usando diversos recursos financeiros e voltar a ficar com o nome sujo. Portanto, tenha controle de gastos e disciplina!

Agora que você descobriu como recuperar o Score de Crédito, que tal colocar em prática? Comente abaixo e compartilhe!