nome negativado

Nome negativado pode se inscrever no concurso público?

É possível você se inscrever no concurso público mesmo com o nome sujo. No entanto, existem alguns como os cargos de Policial, Juiz e Promotor que exigem que o candidato não possua restrições nos órgãos de proteção ao crédito! Saiba mais detalhes acessando este conteúdo!

Ter o nome negativado não é nada bom. Certamente, é uma situação em que você se sente desconfortável, não é mesmo? Ninguém fica feliz por ter dívidas em seu CPF!

Por mais que você tenha deixado vencer boletos, cartões de crédito e outras contas, é importante que negocie o valor o quanto antes. Até mesmo para evitar que seu nome conste na lista dos inadimplentes no SPC, SCPC e demais órgãos de proteção ao crédito. Sabe porquê?

BOA VISTA SCPC – COMO RETIRAR O NOME SUJO?

Por que além de você ficar impossibilitado de solicitar qualquer tipo de crédito, ainda corre o risco de não exercer cargo público. Isso porque alguns concursos podem exigir que seu CPF esteja limpo no ato da posse. E, agora? O que fazer?

Sendo assim, é recomendável que, antes de prestar algum exame, você leia o edital e verifique se é preciso ter o nome limpo. Desse modo, pode evitar incoveniências e transtornos desnecessários.

Aqui abaixo esclareceremos mais sobre esse assunto, pois há mais aspectos envolvidos. Então, não deixe de ler! Confira abaixo!

Nome negativado pode se inscrever no concurso público?

Se você está com o nome negativado e quer prestar concurso público não há nenhum impedimento para essa finalidade. Desse modo, a sua inscrição e aprovação em algum concurso não serão barrados. Portanto, poderá exercer o cargo normalmente.

No entanto, há exceções devido a existência da Lei nº 8.112/90, no item de parágrafo 1º:

Art. 5º. São requisitos básicos para investidura em cargo público:

  • I – a nacionalidade brasileira;

  • II – o gozo dos direitos políticos;

  • III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

  • IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

  • V – a idade mínima de dezoito anos;

  • VI – aptidão física e mental.

1º. As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

Como descrito nele, pode haver um critério próprio, particular do órgão que está realizando o concurso público. Assim, ele abre uma lacuna para que outros requisitos como esse, de ter o nome limpo, como um item obrigatório que o candidato tenha que cumprir.

É o que acontece com algumas instituições financeiras que utilizam a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho em seu exercício laboral. Nessas empresas é exigido nome sem restriçãoao SPC e/ou SCPC para quem for contratado ou até de quem já trabalha lá.

Quais os cargos que exigem nome limpo para prestar concurso?

Geralmente, os cargos que seguem o regime CLT exigem que o candidato tenha o nome limpo no ato da inscrição. Porém, isso deve vir esclarecido e descrito no edital. Um exemplo que pode ser citado são aqueles concursos públicos de estatais como o Banco do Brasil.

Há casos em que o banco até demiti aquele funcionário público que emite cheque sem fundo. Por isso, é bom ficar atento a esses detalhes no momento de você se inscrever a algum deles.

COMO PAGAR DÍVIDAS ALTAS GANHANDO POUCO

Pode acontecer também da empresa solicitar que você regularize a sua pendência no SPC e/ou SCPC no prazo de até 30 dias. Sendo assim, você assume o compromisso com a entidade de resolver dentro desse limite.

Como resolver o meu nome negativado?

Se você não quer ter dor de cabeça ao se inscrever em algum concurso público, então, regularize a sua pendência. Assim, pode relaxar e focar no que precisa estudar com mais dedicação.

Para você resolver o nome negativo é preciso, primeiramente, saber quais empresas você tem o CPF restrito. Além disso, é necessário ter conhecimento de quanto é a dívida para que faça um planejamento e quite todo o débito.

A única forma de você saber é fazendo uma consulta online. Desse modo, siga estes passos e confira se há irregularidade em seu nome!

  • Acesse o site ao clicar em Mega Consultas

  • Faça o seu cadastro gratuitamente escolhendo uma das 2 opções: pessoa física ou jurídica

  • Após feito o cadastro, insira a quantidade de créditos que deseja. Assim, pode ser o valor da consulta que realizará ou qualquer valor, pois ficará armazenado para posterior uso

  • Aguarde a liberação dos créditos. É preciso de tempo para constar no sistema o pagamento

  • Após liberado, faça a consulta e visualize o detalhamento das informações

Pronto! Você já poderá saber quais débitos constam em seu CPF e/ou CNPJ e, assim, negociar todo o valor devido!

Fique livre de todas as restrições em seu nome para que possa solicitar créditos em bancos, lojas e demais instituições financeiras. Regularize a sua pendência e tenha mais liberdade!

Caso você gostou desse artigo e foi útil, então, comente e compartilhe!