como tirar o nome do ccf

Como tirar o nome do CCF?

Ao ter o seu nome no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos você está impossibilitado de emitir novos talões. Descubra como tirar o nome do CCF e realize o procedimento!

 

O cheque é um recurso que, apesar de pouco usado, ainda serve como pagamento em muitos locais. Talvez, você o tenha utilizado para realizar uma compra ou adquirir um serviço.

 

Ele é bem útil para momentos em que você está sem dinheiro em mãos. Assim possibilita que, na data marcada, seja retirado o valor.

 

Ou também você pode usá-lo como um cheque pré-datado de acordo com as parcelas que deseja pagar.

 

Desse modo, é mais uma alternativa que você tem para efetivar um pagamento. Por essa razão, pode fazer bom uso dele.

 

No entanto, é preciso ter bastante atenção quanto à data que você colocar para a retirada do cheque. Em muitos casos, pode acontecer de não ter o valor devido. E, com isso, o seu cheque ser devolvido.

 

Se, de fato, ocorrer ele será caracterizado como cheque sem fundo. A partir daí, pode ser incluído no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo.

 

E também nos demais órgãos de proteção ao crédito e cartório de protesto. Dessa maneira, não há como você receber aprovação de qualquer tipo de crédito, pois estará com nome sujo.

 

Saiba como resolver esse problema aprendendo como tirar o nome do CCF. Mas, antes disso descubra o que é CCF lendo o significado abaixo!

 

O que é CCF? Significado

 

De acordo com o Banco do Brasil, o CCF significa:

 

“O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF, operacionalizado pelo Banco do Brasil, é um banco de dados que contém informações sobre os emitentes de cheque que tenham sido devolvidos pelos motivos 12 (“Cheque sem Fundos – 2ª Apresentação”), 13 (“Conta Encerrada”) e 14 (“Prática Espúria”)”. Fonte: BCB

 

Assim, ele registra e armazena os seus dados informando que o seu nome (CPF e/ou CNPJ) se encontra com restrições. Desse modo, tanto a pessoa física como jurídica, se fizer a consulta do cheque, encontrará seu nome nessa lista de inadimplentes.

 

Se, por exemplo, um banco ou loja procurar saber se pode lhe fornecer um crédito, sua análise será reprovada por esse motivo. Por isso, ao entregar um cheque para alguém se certifique de ter o valor disponível em conta a fim de evitar esse desconforto.

Como tirar o nome do CCF – Passo a passo!

Ter o nome limpo é um dos maiores capitais que você tem. E zelar por ele só traz benefícios a você! Há a possibilidade de você solicitar um empréstimo, ser aprovado em análise de cartão de crédito, obter um financiamento etc.

 

Enfim, você possui liberdade de realizar o seu sonho em ter uma casa própria, estudar numa faculdade particular ou viajar! Talvez, você esteja com o nome sujo por conta do cheque sem fundo.

 

Mas, não se preocupe! Aqui abaixo você tem um passo a passo de como tirar o nome do CCF. Aprenda e siga direitinho o procedimento para que resolva, imediatamente, esse incomodo!

 

Passo a passo em como excluir o nome do CCF

Ao descobrir que o seu nome está no banco de dados do Banco Central do Brasil, você precisa saber para quem deu esse cheque sem fundo. Com essa informação em mente, dirija-se até a pessoa e regularize essa situação quitando a dívida.

 

Em alguns casos, essa pessoa o deu a terceiros. E, com isso, dificulta a regularização. Dessa maneira, vá até o seu banco para solicitar a cópia do cheque a fim de confirmar quem o apresentou, de fato, para ser compensado.

 

Lá receberá as seguintes informações:

 

  • Número da instituição financeira
  • Agência
  • Conta de quem apresentou o cheque

 

Assim, com o contato dele autorizado pelo banco (nome completo e endereço), você irá procurá-lo para regularizar a sua situação. Ao pagar essa dívida, você solicitará dele um documento por escrito de que tudo está quitado.

 

Mediante esse procedimento, basta apenas solicitar a exclusão do seu nome do CCF. Para isso, siga estes passos:

 

  • Pegue o cheque devolvido (já quitada à dívida) e vá diretamente ao banco que o incluiu no cadastro do CCF
  • Após apresentar as evidências de pagamento do débito, peça a carta de solicitação pelo qual você está pedindo a exclusão do seu nome. Isso é importante porque comprova que você deu entrada ao processo de como tirar o nome do CCF. Então, exija esse documento a fim de verificar posteriormente o seu andamento.
  • Agora, é só aguardar o prazo de 5 (cinco) dias úteis para o banco solicitar a exclusão junto ao Banco Central do Brasil. E, depois de solicitada, o BCB ainda tem 5 (cinco) dias para excluir toda a ocorrência do seu banco de dados.

 

Atente-se para este procedimento, caso se enquadre na situação:

 

“No caso de banco em regime de liquidação extrajudicial, liquidação ordinária ou falência ou submetido a processo de transformação em que não haja indicação de sucessor, a exclusão deve ser solicitada ao Banco do Brasil”​

Informações úteis de como tirar o nome do CCF

 

  • O comprovante que a dívida foi paga é mediante a devolução do cheque para você. Caso não o receba, então, peça certidão negativa dos cartórios de protesto (em nome do emitente) ou uma declaração de que foi quitado o débito com autenticação em tabelião

 

  • Se a agência negar a exclusão, esta deverá formalmente lhe comunicar o ocorrido. Nesse caso, você pode entrar com recurso judicial junto ao Banco Central

 

  • As informações da sua inclusão ao CCF se darão por meio do número-código da instituição e da agência que comandou a inclusão, o número e o valor do cheque, o motivo da devolução, a data de inclusão e a quantidade de ocorrências, por instituição e agência

 

Como visto, excluir o nome do CCF é simples! Assim, ao tomar medidas corretas você poderá estar com o seu nome limpo. Por isso, aja o quanto antes realizando a consulta do cheque sem fundo em nossa plataforma!

 

Para isso, acesso Mega Consultas e siga o procedimento para consultar! Aproveite que o cadastro é gratuito e você só paga por cada consulta realizada!