Como verificar se meu MEI foi cancelado

Como verificar se meu MEI foi cancelado?

O seu MEI foi cancelado, mas você deseja uma comprovação por escrito ou não tem certeza se realmente ele consta no sistema da Receita Federal? Então, leia este post em como verificar se meu MEI foi cancelado e tire as suas dúvidas!

O MEI – Microempreendedor individual é a forma mais fácil e rápida de você tornar o seu negócio legalizado perante as entidades governamentais. Ao ser inscrito ao MEI, você conta com várias vantagens e recebe ainda benefícios garantidos pelo INSS!

Para se enquadrar como MEI é preciso, na forma da lei, cumprir pelo menos quatro condições:

  1. Trabalhar por conta própria ao exercer uma atividade econômica onde há circulação de bens como também prestar serviços

  2. Ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais), o que equivale a mais ou menos receber mensalmente o valor de R$ 6.750,00 (seis mil e setecentos de cinquenta reais)

  3. Possui até 1 (um) empregado vinculado ao MEI

  4. Não ter participação em outra empresa como sócio e nem titular

Caso você cumpra com essas exigências, então, pode se enquadrar como MEI. E, desse modo, contar com todos os benefícios que ele oferece como empreendedor individual. Além de estar cumprindo com as suas obrigações, na forma de lei no Brasil!

Benefícios como MEI

Dentre os principais benefícios como MEI, vale a pena destacar:

  • Você terá cidadania empresarial

  • Portará de um CNPJ exclusivo e alvará de funcionamento sem custo e burocracia

  • Emitirá nota fiscal

  • Baixo custo de impostos mensais e fixos (INSS, ISS ou ICMS)

  • Fácil acesso a produtos e serviços bancários, como crédito

  • Benefícios previdenciários como aposentadoria por idade e por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte (para a família) e salário-maternidade

Por todos esses motivos, se você ainda legalizou o seu negócio, então, pode começar com o cadastro ao MEI pelo portal do Empreendedor. Para isso, clique Quero Ser Microempreendedor Individual e siga as orientações do portal! É rápido, simples e seguro!

No entanto, muitos empreendedores iniciam as suas atividades com a inscrição como MEI, o que é o ponto de partida mais confiável.

Porém, com o passar do tempo, o negócio se expande tendo a necessidade de sair desse enquadramento para entrar em outro. E, por isso, há a necessidade dele ser cancelado (dado baixa no sistema da Receita Federal).

Então, se você deseja saber como verificar se meu MEI foi cancelado, leia as informações abaixo e tire essa dúvida!

7 DICAS PARA A SUA EMPRESA SE LIVRAR DE VEZ POR TODAS DAS DÍVIDAS 

Como verificar se meu MEI foi cancelado?

Além do motivo de você querer cancelar o seu MEI, por motivo de não mais se enquadrar como tal, pode ocorrer dele ser cancelado pelo sistema. Assim, é preciso averiguar o motivo pelo qual isso aconteceu, pois pode ser que você tenha descumprido alguma exigência.

Ele pode ser cancelado por você não ter contribuído com nenhuma guia mensal após a sua inscrição. Também pode ser pelo motivo da não entrega da declaração anual, a DASN-SIMEI, entre os anos de 2015 e 2016.

Por essa razão, uma consulta é sempre recomendável a se fazer!

Saiba como verificar se meu MEI foi cancelado seguindo estes passos simples:

  • Acesse o portal do empreendedor ao clicar em Consultar CNPJ cancelado

  • Depois, insira o CNPJ MEI no campo correspondente

  • Em seguida, digite os caracteres que aparecem na tela

  • Finalize, clicando em consultar

Pronto! Você terá o resultado se foi ou não cancelado o seu MEI. Com o cancelamento, o MEI já não existirá e você perde todos os benefícios vinculados a ele.

O que acontece com o MEI cancelado?

Após saber como verificar se meu MEI foi cancelado, ter feito a consulta e obteve o resultado positivo, mas deseja regularizar a situação. Então, deverá entregar as declarações pendentes e fazer um parcelamento das guias vencidas.

Uma vez que você se inscreve ao MEI é sua responsabilidade arcar com o pagamento das guias mensalmente. E, quando isso não ocorre, há juros e multas que discorrerão até que você as quite. Para ficar em dias, pague os períodos atrados. Para isso, pode parcelar em até 60 meses!

No próprio portal do empreendedor, em sua página exclusiva mediante login e senha, poderá solicitar esse parcelamento verificando as condições oferecidas. A maior vantagem é que você pode fazer isso tudo pela internet! Por isso, conte com esse grande aliado do seu negócio!

Caso queira tirar dúvidas quanto a esses dois procedimentos de regularização do MEI cancelado, baixe as cartilhas, em PDF, abaixo em seu computador:

Consulte o seu MEI pela internet em menos de 10 minutos!

Se você deseja consultar o MEI para ter certeza se existe ou não pendências, então, consulte pelo sistema mais seguro do Brasil, a Mega Consultas! Assim, realiza o cadastro gratuitamente em nosso sistema e paga apenas uma pequena taxa a cada consulta realizada! Para isso, siga estes passos:

  • Acesse o sistema ao clicar em Mega Consultas

  • Escolha a opção que mais se enquadra a sua necessidade e interesse

  • Realize o seu cadastro gratuitamente

  • Entre em sua conta cadastrada e insira créditos

  • Aguarde a sua liberação

  • Após liberado, realize a consulta inserindo o número do seu CNPJ

  • Pronto! Veja o resultado da consulta e analise se precisa providenciar a regularização! Se sim, faça imediatamente!

Caso queira conhecer as condições especiais em nosso site Mega Consultas para pessoas jurídicas, então, clique aqui e confira mais detalhes!

Gostou do que leu? Comente e compartilhe!