IPVA 2019

IPVA 2019 – Novas regras, datas e valores

IPVA 2019

O IPVA 2019 passou por muitas mudanças devido a novas regras estabelecidas para esse ano. Para que você não sofra penalidades desnecessárias ou fique desinformado acerca do que alterou, saiba aqui de suas principais datas e valores, além de outras informações importantes!

 

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma obrigatoriedade para todo aquele que possui um veículo seja carro, ônibus, caminhão e/ou moto que esteja em seu nome.

 

Assim, se você adquiriu um desses bens, certamente, precisará pagar esse imposto em 2019. Geralmente, o pagamento é feito sempre em janeiro de cada ano tendo opções de cota única ou parcelamento.

 

Além de você pagar o imposto IPVA, há ainda a obrigação do pagamento do seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

 

SABER HISTÓRICO DE UM VEÍCULO PELA PLACA OU CHASSI – CONSULTE!

 

Ele também é uma obrigatoriedade legal, o qual garante proteção e segurança no trânsito (em outro post iremos abordar mais sobre ele).

 

Desse modo, você tem 2 impostos a honrar para o ano de 2019 e, por isso, precisa ficar atento quanto aos prazos de seus pagamentos. Caso deixe de pagar dentro da data exigida, você terá que arcar com os juros e multas.

 

Quer saber mais informações das novas regras do IPVA 2019? Leia abaixo e fuja de complicações e prejuízos!

Novas regras do IPVA 2019 – O que mudou?

As principais mudanças do IPVA 2019 são:

 

  • Não há mais o parcelamento antecipado
  • Há a opção de pagamento com cartão de crédito
  • Possibilidade de parcelamento de multas em até 12x no cartão de crédito e também no débito (de acordo com a Resolução Nº 736, de 5 de julho de 2018 e Portaria Nº 149, de 12 de julho de 2018)
  • O pagamento de imposto mudou para todas as placas tendo a necessidade de você verificar conforme a tabela de seu estado
  • Há 3 formas de pagamento: com desconto de 10% para quitar até a data de 15.01.2019; parcelado em 10x sendo a primeira paga até 15.01.2019 e/ou sem quaisquer descontos com prazo de pagamento em 15.10.2019

 

É importante salientar que cada estado adotou regras que podem ser diferentes de outros locais. Por essa razão, o que vale para um pode ser que não se enquadre ao outro.

 

Desse modo, você precisa verificar juntamente com o Detran de sua região. Também poderá verificar junto a Receita Federal de sua cidade.

 

Isenção do IPVA 2019

Você pode conseguir a isenção do IPVA 2019 desde que se enquadre aos requisitos exigidos. Para ter direito a esse benefício é preciso que o veículo:

 

  • Seja de aluguel, em tipo reboque e/ou similares
  • Pertença ao poder público
  • Forneça transporte público
  • Faça parte de entidades filantrópicas registrados
  • Seja adaptado para portadores de necessidades especiais

 

Caso você se enquadre em uma dessas situações, então, procure o órgão mais perto de sua cidade e solicite a isenção.

 

Como é feito o cálculo do IPVA 2019?

O cálculo do IPVA 2019 depende de alguns fatores como, por exemplo, o valor do modelo da marca do veículo no ano em que foi adquirido (você pode acessar a tabela do FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e verificar as condições e mais detalhes).

 

Além disso, existe a base de cálculo chamado de valor venal onde o poder público coloca uma estimativa de preço sobre esse veículo automotivo.

 

Para chegar a esse valor venal é preciso que você identifique se o seu veículo é novo, usado, comprado em leilão, se é importado, pois o valor é atribuído conforme cada tipo.

 

É por isso que o valor de IPVA 2019 varia de veículo para veículo. Para que você saiba como calcular, basta multiplicar o valor venal pela alíquota correspondente ao tipo do veículo que possui. Isso significa que essas alíquotas variam de acordo com a categoria de cada um.

Abaixo você tem a alíquota correspondente a cada categoria do veículo. Confira!

  • Alíquota de 2,5% sobre automóveis de passageiros, os furgões e pick-ups cujo motor seja de até 100 HP; Se o motor ultrapassar essa medida de potência, então, a alíquota aumenta para 3,5%
  • Alíquota de 2,5% sobre motocicletas e ciclomotores cujo motor seja de até 183 cm3 de cilindrada; Se o motor ultrapassar os 183 cm3 de cilindrada, a alíquota aumenta para 3,5%
  • Alíquota de 2,5% sobre veículos que são destinados para locação
  • Alíquota de 2% para veículos tanto aéreos como aquáticos
  • Alíquota de 1,25% sobre veículos terrestres que realizam transporte de passageiros e cargas (tipo ônibus, caminhão)

Depois que você tiver esse valor da alíquota juntamente com o valor venal do seu veículo (de acordo com o modelo e o ano, informados na tabela Fipe) é só utilizar esta pequena fórmula:

 

  • Valor venal X alíquota = IPVA 2019

Exemplo do cálculo na prática!

Um exemplo para demonstrar na prática como funciona o cálculo do IPVA 2019:

 

Valor venal do veículo: R$ 25 mil / Alíquota: 2%

 

25.000 x 0,02 = R$ 500,00 é o valor do IPVA 2019 que você pagará pelo seu veículo.

 

É fundamental que você fique ciente que cada estado tem a sua exigência quanto ao valor da alíquota. Portanto, verifique em sua cidade para um melhor esclarecimento.

 

As vezes, o valor do IPVA pode ser diferente do seu amigo que mora em outro estado, embora tenham o mesmo modelo de carro. Por isso, não compare quanto pagará com qualquer outro condutor de veículo.

 

Para efetivar esse pagamento, você deverá acessar o site da Sefaz e emitir o boleto conforme as opções que ele dispõe.

 

Se você deseja consultar a situação do seu veículo, então, realize a consulta veicular em nosso site do Mega Consultas. Para obter mais informações em relação ao seu carro, caminhão ou outro meio de locomoção, visite a nossa categoria de Consulta de veículos!