O que acontece quando a pessoa não paga um protesto?

O que acontece quando a pessoa não paga um protesto

Uma das coisas sobre o que acontece quando a pessoa não paga um protesto é ter o seu nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito. Também há outras coisas que você pode descobrir ao ler estas informações abaixo. Confira!

Todo protesto de título é uma dívida que foi oficialmente registrada no cartório. Sendo assim, o credor pode utilizar essa ferramenta como um meio de validar que o débito existe em nome do devedor. Também faz com que quite o débito rapidamente.

Muitas empresas e pessoas físicas já fazem uso dessa ferramenta pela eficácia que ela gera. Por exemplo, muitos conseguem receber o valor devido em poucos dias após ser notificado que haverá um protesto caso o pagamento não seja feito.

É importante destacar que a dívida, seja ela de cheque, duplicata, boleto etc, só pode ser protestada após o tempo que o devedor tem para quitar. E esse período é de até 3 (três) dias úteis.

E caso ele pague o que deve, então, não há necessidade de protestar. Agora, se ele não pagar, a dívida passa a ser protestada no cartório seguindo todos os trâmites legais.

Então, ele se tornou de grande utilidade no momento em que existe a inadimplência. Por isso, se você deseja usar algo para que receba qualquer dívida, ele pode ser eficaz.

E caso você tenha uma dívida, mas não sabe muito bem sobre o que acontece quando a pessoa não paga um protesto, veja a seguir mais informações.

O que acontece quando a pessoa não paga um protesto?

O protestado sofre algumas consequências do não pagamento da dívida como, por exemplo, o nome sujo. Eis abaixo quais são elas:

  • Incluso o CPF ou CNPJ na lista dos inadimplentes da empresa

  • Registro nos cartórios espalhados pelo Brasil

  • Nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito

  • Impossibilitado de abrir conta corrente em qualquer banco

  • Não aprovação de financiamento, empréstimo, cartão de crédito etc

  • Pode haver processo judicial pela execução do título bem como o pagamento da dívida

  • Pagamento de custos, honorários ao advogado, caso exista

  • Dente outros!

Desse modo, se você foi protestado e não pagou, sem dúvida, sofrerá esses prejuízos citados acima. Infelizmente, é uma inconveniência que todo devedor passa, mas também o credor consegue se respaldar quanto ao débito e, com isso, receber a quitação.

Já para quem paga o protesto (quita a dívida juntamente com os custos do cartório), o seu nome é retirado dos registros nos tabelionatos em todo o Brasil. Assim, o prazo é de mais ou menos 5 dias úteis a partir da solicitação da exclusão.

Como consultar um protesto de títulos

Caso você ainda não saiba como consultar um protesto de títulos ou possui dúvida em relação ao qual cartório ele se encontra, siga os passos abaixo!

  • Acesse a plataforma online Mega Consultas

  • Faça o seu cadastro gratuitamente em nosso sistema ao clicar em Cadastre-se no menu da página. E, em seguida, informe os seus dados nos campos. Dessa forma, será criada uma conta com login e senha de acesso

  • Depois, entre em Minha Conta e insira créditos no valor que quiser. Logo após isso, aguarde a sua liberação para começar a usar

  • Logo depois, assim que liberados os créditos, escolha uma das opções: 1) Consulta CPF restrições + protestos; 2) Consulta CPF/CNPJ Completa Top ou 3) Consulta CPF/CNPJ Master

  • Por fim, insira os seus dados de CPF e visualize o relatório que consta todas as informações sobre o protesto de títulos, valores, o cartório que se encontra, entre outras.

Se quiser realizar outros tipos de consultas como Score, veicular, SPC, SCPC etc, você pode clicar em Consultas e verificar a opção que se enquadra melhor naquilo que necessita.

Caso seja empresa e queira realizar consultas recorrentes de análises de créditos a seus clientes, então, conheça as opções. Assim sendo, clique em Planos Diferenciados e escolha a opção mais ideal para você!

Também aproveite a oferta de bônus no valor de R$ 100,00 para compras de créditos acima de R$ 600,00. E faça as consultas tranquilamente e com muito mais benefícios.

E, então? Gostou de saber sobre o que acontece quando a pessoa não paga um protesto? Comente e compartilhe!