O que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco?

O que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco

Por vezes, devido a uma situação inesperada, você não consegue efetivar o pagamento da parcela de seu empréstimo do banco. Sendo assim, após não cumprido o prazo estipulado para negociação, seu nome pode ser incluído na lista dos inadimplentes. Descubra informações sobre como proceder!

Há momentos em que o dinheiro aperta e você não vê outra alternativa a não ser fazer um empréstimo no banco. No começo até que cumpre com os pagamentos em dias, mas com o passar dos meses, já se torna difícil.

E, com isso, as parcelas atrasam, não é verdade? Então, chegam as ligações cobrando a dívida que já estão vencidas a alguns dias. Por fim, é uma situação desconfortável e incomodativa, por isso, o recomendável é que você quite a dívida. E, se possível, ao menor valor de juros e multas.

No entanto, ficar negativado não é só o que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco. Há outras consequências dessa falta de pagamento. Assim sendo, abaixo listamos alguns pontos a esse respeito e, adiante, como resolver!

O que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco?

Há pelo menos 5 efeitos sobre o que acontece se eu não pagar o empréstimo no banco! Saiba abaixo e tome as devidas providências para solucionar esse débito da melhor maneira possível!

1 – Nome sujo

O primeiro efeito sobre o que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco é ter o nome sujo. Após alguns dias em que o banco entra em contato para uma negociação amigável, então, você tem a chance de pagar o que deve. E, caso você não efetive, ele tem o direito de incluí-lo nos órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, você receberá antes disso uma notificação informando que o processo será feito. Nenhum banco pode adicioná-lo a lista de negativados sem comunicá-lo antecipadamente. Por essa razão, procure quitar o débito antes que isso se concretize.

Mesmo que o seu CPF ou CNPJ esteja nessa lista de inadimplentes, você também pode negociar! E se fizer um acordo, ao pagar a primeira parcela, o seu nome já obrigatoriamente é retirado dentro de até 5 dias úteis.

Então, procure negociar o mais rápido possível a fim de não ser impedido de solicitar crédito, caso necessite! E de ficar conhecido como mau pagador perante as lojas, bancos e instituições financeiras.

2 – Várias cobranças por telefone, e-mail

Outro efeito que acontece quando você não paga o empréstimo do banco são várias cobranças por telefone e e-mail que recebe. Então, dia após dia, o banco inicia o processo de negociação a fim de que essa pendência seja resolvida.

Por mais que você não goste e se incomode com essas cobranças, mas a única forma de parar é pagando o que deve. Então, veja as possibilidades que o banco oferece como forma de negociação.

QUANTOS DIAS DE ATRASO O NOME VAI PARA O SPC?

3 – O Score começa a baixar!

No momento que você fica com débito em seu CPF e/ou CNPJ, o Score começa a diminuir gradualmente. E, como ele se atualiza 1 vez ao mês, então, essa pendência tende a ocorrer já de imediato após 30 ou 45 dias.

Por esse motivo, é sempre bom manter os empréstimos no banco em dias. Até porque para que o Score volte a subir será necessário um período demorado. Então, será preciso um pouco de paciência.

Quer saber como aumentar o seu Score? Então, leia a nossa categoria ao clicar em Consulta Score e fique informado sobre dicas, pontuações etc.

4 – Menor chance de conseguir outro empréstimo

Embora você resolva e quite toda a dívida do empréstimo no banco, mas se tornará mais difícil conseguir outro. Até porque os bancos possuem o seu próprio sistema de análise de crédito que, uma vez apresentado débito, ele fica armazenado.

Certamente, nenhum banco confiará em uma pessoa que já teve problema do não pagamento de um empréstimo. Por isso, você precisará também de paciência para que possa solicitar novamente um novo crédito, caso necessite.

5 – Juros exorbitantes

Os empréstimos de bancos possuem juros exorbitantes quando você não paga na data do vencimento. E até se torna um valor impagável de tão alto que possa ficar após meses e anos.

Por isso, você precisa fazer uma negociação amigável. Além disso, tentar conversar com o gerente para que possa retirar boa parte desses juros altos a fim de que você quite a dívida.

Uma das maneiras de não ficar preso a esses juros abusivos é pagar somente quando o banco fornecer um desconto significativo.

Você descobriu 5 efeitos sobre o que acontece se eu não pagar o empréstimo do banco e pôde saber como proceder. Assim, esperamos que essa pendência seja resolvida o mais breve a fim de que volte a ter nome limpo!

Comente e compartilhe!