Ao saber o que é CRV de um veículo você pode ter mais cuidado ao armazená-lo em um local seguro. Ele é de grande importância para identificar que o veículo está em seu poder. Por isso, saiba mais informações e detalhes para evitar transtornos por sua falta e/ou negligência.
Já pensou você querer vender ou trocar a sua moto ou carro, mas ser impedido por conta de não saber onde se encontra o seu CRV? Que incômodo, não? Mas é isso mesmo que acontece quando você não sabe onde ele está! Para vender um veículo é imprescindível que tenha o CRV em mãos!
COMO VER SE TEM MULTAS NO VEÍCULO?
Muitas pessoas se perguntam sobre o que é CRV de um veículo. E, talvez, você já tenha ouvido falar, mas nunca realmente entendeu para quê ele serve ou o seu significado.
Há ainda alguns que confundem o CRV com o CRLV, os quais são dois itens totalmente diferentes! Enquanto que o CRV é o certificado de registro que cada veículo deve ter; o CRLV é o certificado de licenciatura adquirido no ato da compra e deve ser atualizado todo ano.
Então, CRV é o registro de caráter único; e o CRLV é o registro de licenciatura de caráter anual.
Saiba abaixo o que é CRV de um veículo, quais as suas características e para que serve!
O que é CRV de um veículo?
Em suma, o CRV significa Certificado de Registro de um Veículo. Ele é adquirido no ato da compra de um carro, moto, caminhão ou qualquer veículo. Tem caráter único e exclusivo com informações sobre quem é o proprietário, cor, marca do veículo, não possui validade etc.
Então, por exemplo, se você quiser vender ou trocar a sua moto, você deverá ter em mãos o CRV. Caso contrário, a venda não será efetivada! Por isso, a sua importância de mantê-lo em local seguro, de fácil acesso e que esteja em perfeito estado de conservação.
Características do CRV
-
É um documento que todo veículo deverá ter para circular pelas vias públicas das cidades
-
Caso não saiba onde esse CRV está você não poderá vender e nem transferir o seu veículo
-
É chamado também de recibo do veículo ou transferência de propriedade ou Documento único de transferência (DUT)
-
CRV e DUT são a mesma coisa
-
Ao comprar um veículo 0km, o CRV vem junto
-
Na hora que é realizado o emplacamento do veículo, o CRV é entregue na mão do proprietário
-
O Detran exige a nota fiscal do fabricante ou revendedor para, então, ser expedido o CRV, de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 122
-
Não possui prazo de validade
Itens que constam no CRV
o CRV é um documento único e exclusivo do veículo. Assim, é como se fosse o CPF de uma pessoa física, por exemplo. Para identificar o carro, moto, caminhão ou outro veículo, é necessário obrigatoriamente ter esse CRV.
As informações contidas nesse documento são:
-
Código Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores
-
Nome do proprietário
-
Endereço completo
-
CPF ou CNPJ
-
Placa e chassi do veículo
-
Espécie ou tipo do veículo
-
Tipo de combustível
-
Marca/modelo
-
Ano de fabricação, modelo e cor predominante
-
Categoria (se particular ou não)
-
Descrição da situação do veículo (por exemplo, alienado no banco)
-
Nome do antigo proprietário
-
Nome da cidade e data
-
NTRC – Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas
-
Número da via, local do registro, data de emissão do veículo
-
Capacidade/cilindrada/potência
Para que serve o CRV?
Apesar de entender que o CRV é certificado de registro do veículo, mas vem a questão sobre para quê ele serve, não é mesmo? Aqui você saberá qual a sua função. Eis abaixo!
O CRV serve para comprovar que o veículo pertence a você e também para descrever as especificações do veículo. Sendo assim, ninguém poderá afirmar que a moto, por exemplo, não é sua, pois o CRV prova que é!
Também ele serve para fazer operações de compra e venda do veículo. Então, não há como vender qualquer tipo de veículo sem o CRV.
Quando você vende um carro, por exemplo, será necessário preencher o verso do documento mediante os dados atualizados do comprador e vendedor. Após isso, é fundamental que ambos assinem o documento e reconheçam em cartório tais assinaturas.
Ao passar para outro proprietário, é obrigatório que ele emita um novo CRV já em seu nome pelo prazo de até 30 dias. Isso está estabelecido no artigo 123, do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
Onde encontrar o número CRV?
Apesar de muitos confundirem os códigos, mas o número do CRV é diferente. Mas é o mesmo que o do Renavam? Absolutamente, que não! O código Renavam é outro que se encontra na parte abaixo do centro do documento!
Já o CRV está localizado no canto superior direito do documento. Então, tenha cuidado na hora de pegar esses números para não fornecer dados alterados e errados para alguém!
Como consultar o CRV do meu veículo?
Agora que você compreendeu o que é CRV de um veículo, soube das características e algumas informações, chegou a hora de fazer a sua consulta. Você sabia que é possível descobrir esse CRV de sua mota, caminhão, carro e qualquer outro meio de transporte?
Para realizar a consulta é simples, fácil e online! Isso mesmo! Você não precisará se deslocar até o Detran, enfrentar filas só para ter acesso a esse número de documento! Em poucos minutos, você pode obter esse código e fazer tudo que desejar com esses dados.
Então, siga estes passos:
-
Acesse o portal ao clicar em Mega Consultas
-
Escolha a opção Consultas Veiculares e clique em consultar
-
Realize o seu cadastro gratuitamente
-
Agora, entre na sua conta cadastrada com login e senha criadas
-
Depois disso, insira créditos em sua conta a fim de usá-los para fazer consultas
-
Clique em Consultas Veiculares
-
Insira o número da placa ou chassi do veículo
-
Pronto! As informações do veículo já estarão a sua disposição para consulta
Viu como é fácil e simples entender o que é CRV de um veículo? Se sim, então, comente! E, caso deseje ajudar mais pessoas com essas informações, então, compartilhe com os seus amigos e familiares!