O que fazer diante da crise financeira coronavírus

o que fazer diante da crise financeira coronavirus

De acordo com FMI – Fundo Monetário Internacional, o mundo entrará em profunda crise econômica devido a pandemia Covid-19. E a previsão é que seja muito pior que a crise financeira global de 2008-2009. E, então, o que fazer diante da crise financeira coronavírus? Como superar esse tempo sombrio? Confira aqui algumas dicas e orientações que você pode aplicar!

A quarentena imposta em muitos países e, inclusive, no Brasil por conta do coronavírus deixou muitas pessoas em suas casas, sem trabalhar. E, por conta desse isolamento, alguns perderam os seus empregos bem como fábricas e empresas fecharam as suas portas.

Assim, com o alto desemprego e os negócios parados, a luta para economizar dinheiro, colocar comida na mesa e pagar as contas se tornou uma prioridade ainda mais urgente.

Talvez, você mesmo esteja buscando formas de driblar esse tempo de recessão para sair dessa crise sem muitos danos financeiros.

Aqui você encontrará o que fazer diante da crise financeira coronavírus mediante a aplicação de algumas dicas e estratégias. Por isso, continue lendo abaixo!

O QUE ACONTECE SE EU NÃO PAGAR O EMPRÉSTIMO DO BANCO?

O que fazer diante da crise financeira coronavírus

Certamente, essa não é a hora de esbanjar com compras, gastar dinheiro em restaurantes, cafeterias, bares como de costume. Então, esse momento pede cautela, ponderação, prudência e economia.

Para ajudá-lo a se manter estável (na medida do possível), você pode seguir estas dicas e orientações:

1 – Evite comprar ofertas de produtos com preços muito abaixo do mercado

É fato que as empresas precisam vender mais barato nesse tempo por conta das pessoas estarem com salários reduzidos. Além disso, a maioria perdeu seus empregos, então, é normal abaixarem os preços. Até mesmo para segurar a empresa que quase não está vendendo na quarentena.

Por conta disso, você pode se sentir tentado a comprar aquele móvel ou eletrodoméstico que está super em conta, não é verdade? Mas você precisa avaliar se realmente essa compra é necessária nesse tempo de recessão.

Caso você ainda esteja com um dinheiro extra (após todas as contas pagas e ainda em uma situação financeiramente razoável), vale a pena aproveitar essa chance de promoção relâmpago. Lembre-se que nem toda crise econômica tem lado ruim!

2 – Tenha uma reserva em caixa

Se você não tinha o hábito de criar uma reserva em caixa caso aparecesse uma emergência, então, essa é a hora! Numa situação instável, oscilante, insegura, incerta em que estamos, nada mais prudente que guardar um dinheiro para o futuro. Então, nada de gastos desnecessários, e sim uma poupança, ainda que seja pouco valor.

3 – Reduza os gastos não essenciais

Verifique a possibilidade de retirar alguns benefícios de seu plano de celular e, assim, baixar o valor mensal que paga ou cancelar o seu plano (pelo menos, por enquanto). Também minimize as saídas com amigos a restaurantes, festas, encontros em bares, enfim. Se puder, almoce e lanche em casa ou faça a sua própria alimentação e leve para o seu trabalho.

Por fim, analise o que pode tirar de gastos a fim de se concentrar apenas ao que é essencial e de grande importância como, por exemplo, a comida na mesa, contas de água, luz e internet.

4 – Pesquise preços nos supermercados

Com a pandemia Covid-19 você pode encontrar alguns locais com os preços altos, mesmo com tanta ênfase na crise financeira. Mas é possível evitar os alimentos caros fazendo uma pesquisa de preços. Há supermercados que oferecem promoções em cada dia da semana, então, fique atento!

5 – Obtenha uma renda extra

Se você está com tempo disponível, então, procure por um serviço de renda extra. Mesmo que seja um valor pequeno, mas já ajuda nas despesas da casa. Então, uma maneira é buscar na internet algo que possa ser feito pelo celular ou computador/notebook. Por fim, pesquise formas de ganhar dinheiro como, por exemplo, vender sobremesas em potinhos.

Dicas para superar a crise financeira no pequeno negócio

As dicas acima sobre o que fazer diante da crise financeira coronavírus foi relacionada a pessoas que estão em casa, trabalhando home office ou não. Abaixo você terá dicas rápidas e curtas também de como superar tendo um pequeno negócio, seja físico ou online. Confira:

  • Cuide de seus clientes oferecendo pacotes extras e promocionais. Melhor que perder um cliente é reduzir a renda. Então, se ele, no momento, não pode pagar o valor pelo serviço, encontre alguma forma de dar bônus ou baixar o valor para que ele permaneça com você!

  • Planeje alguma metas para o seu pequeno negócio. Agora que você está mais tranquilo, porque não aproveitar esse tempo e expandir mais ainda a sua marca? Sabe aquelas estratégias que sempre adiava, chegou a hora de colocá-las em prática! Essa é a sua grande chance!

  • Candidate-se a um empréstimo de baixos juros oferecidos pelo governo. Assim, pode ajudar a manejar essa crise financeira coronavírus ao ter dinheiro em caixa

  • Seja proativo e converse com cada um dos principais contatos de seu relacionamento comercial – cliente, fornecedor, parceiro, consultor, colaborador, enfim, mostre-se solidário e compreensivo

Como lido, o que fazer diante da crise financeira coronavírus lhe forneceu algumas ideias para aplicar, tanto em casa como em seu pequeno negócio (caso tenha).

Esperamos que esse tempo de pandemia covid-19 seja de grande aprendizado e que o impulsione a seguir em frente com mais garra e confiança, fé!

Se você quer consultar o CPF/CNPJ para verificar pendências, restrições, que tal aproveitar esse momento para limpar o nome? Hoje, as empresas oferecem muito mais descontos para quitar que qualquer outro momento.

Por isso, aproveite essa oportunidade de tirar o seu nome da lista dos negativados, inadimplentes. Portanto, clique Mega Consultas e confira as opções!

Se gostou, comente o que achou sobre o que fazer diante da crise financeira coronavírus e compartilhe!