Quem tem nome sujo não pode arrumar emprego?

Principalmente depois da chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, uma triste situação passou a ser cada vez mais comum no cotidiano do brasileiro: o acúmulo de dívidas. Como consequência imediata desta informação, houve um aumento considerável no número de inadimplentes, nome técnico dado a todos aqueles que adquirem produtos ou serviços, mas não pagam por isso. 

Diante deste cenário, a pergunta central de toda a discussão acaba sendo clara, explícita e extremamente direta: afinal, quem tem nome sujo pode ou não arrumar emprego? Segundo a legislação atual, a resposta é não.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, em discurso endossado pela Constitutição Federal, são expressamente proibidos os atos de discriminação na contratação de profissionais. Para embasar a tese, confira esta declaração de um importante executivo de uma das organizações ligadas ao segmento:

“Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”, afirma João Paulo Soares, presidente da comissão de direito do trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil de São Caetano do Sul (OAB SCS).

A empresa impediu sua recolocação? Cuidado!

Segundo relatos de alguns especialistas em Recursos Humanos e Recrutamento em geral, a prática ilegal da não-contratação de pessoal em virtude da inadimplência consiste em uma prática padrão por parte de boa medida do mercado. 

Nestes casos, os experts pontuam que, caso o profissional reúna provas suficientes, o caso pode acabar resultando em uma ação judicial a favor do empregado.

Paralelamente a isso, porém, o problema acaba sendo que, ao longo do processo seletivo, as empresas têm o direito de omitir os critérios considerados para contratar ou não um candidato. A escolha do profissional geralmente envolve diversos fatores. 

Por sua vez, o recrutador dificilmente admite que rejeitou um candidato por conta de restrições financeiras. Mesmo assim, a ilegalidade existe.

Sabedora de todos os detalhes que permeiam este universo, a Mega Consultas se coloca ao lado dos profissionais que buscam se recolocar no mercado, mas, por estarem com o nome sujo, temem sofrer algum tipo de pena ou rejeição. 

Experiente e equilibrada na medida certa, a empresa oferece uma série de ferramentas e atalhos para que o problema seja apenas um obstáculo qualquer no dia a dia do profissional que busca um melhor lugar ao sol. Entre em contato e saiba mais!