cadastro positivo

Cadastro Positivo pode ser usado para outras finalidades além da análise de crédito?

O cadastro positivo é uma maneira de você ter as suas contas organizadas e serve como um indicador se você é um bom ou mau pagador. Ele pode ser usado para analisar o crédito em uma loja, banco e também para fazer transações comerciais ou estender o seu crédito. Saiba mais!

O acesso a informações dos consumidores se tornou um tema bastante relevante nos últimos dias. Principalmente, nos meios digitais e online onde o sigilo e a segurança dos dados têm sido constantemente violados.

Certamente, você já leu ou ouviu nas principais vias de comunicações a importância de manter protegidas as informações pessoais. E como essa invação de privacidade pode acarretar danos morais contra as empresas que divulgam dados sem serem autorizados.

Talvez, você já tenha sofrido a invasão por parte de hackeres que tentaram descobrir os seus dados financeiros bem como acessar a sua conta bancária. É proibido o acesso a qualquer informação que você não tenha autorizado e até pode levar a ação judicial, caso isso ocorra.

Assim acontece com o cadastro positivo onde é armazenado o seu comportamento financeiro. Para ativar, clique Ativar cadastro positivo e como funciona. Por meio dele, as empresas podem descobrir como é a sua relação com as contas pagas ou se você atrasa pagamentos em seu CPF.

Abaixo estão algumas informações sobre o fato do uso de suas informações contidas nesse cadastro positivo. Será que podem ser usadas para outros fins além de avaliar se pode ou não lhe conceder crédito? O que pode ser feito com todas as informações na base de dados? Leia a seguir!

Cadastro Positivo – Informações usadas!

O cadastro positivo está regulamentado pela Lei nº 12.414/11, no Decreto nº 9.936/19 e com Lei Complementar 166/2019. Assim, você pode ter a garantia de ter segurança na adesão desse serviço. Em todos esses documentos, ele direciona ao bom procedimento do uso de suas informações. Por isso, é bom que você leia todo o conteúdo para estar informado!

Mas, resumidamente, as informações pessoais e de pagamentos contidas nesse sistema online só podem ser usadas para análise de crédito.

Não há qualquer autorização para ser usada em outras finalidades. Portanto, se torna crime se a empresa utiliza de suas informações para fornecer a outro local, seja para e-mail marketing, promoções etc.

Então, pode ficar despreocupado quanto a essa questão, pois todos os dados ficam armazenados de forma segura!

Cadastro Positivo – Quais informações ficam armazenadas?

Uma vez filiado ao cadastro positivo, você terá informações armazenadas num banco de dados. E somente você e as instituições financeiras de crédito poderão ter acesso a essas informações.

Mas você sabe quais são essas informações que ficam armazenadas? Eis abaixo uma relação que demonstra isso:

  • O seus dados cadastrais

  • Valores totais de compras realizadas

  • Valores totais de parcelas realizadas

  • Data de vencimento

  • Data de pagamento

  • Valores dos pagamentos

Agora que você já sabe quais informações ficam guardadas, abaixo está uma lista dos pagamentos que ficam armazenados também. Quais são eles? Leia abaixo:

  • Financiamentos

  • Compras realizadas a prazo

  • Contas em seu CPF de água, luz, telefone, celular, gás etc

  • Mensalidade da escola, faculdade

  • TV por assinatura e internet

  • Faturas de cartões de créditos

  • E outros!

Cadastro Positivo – Outras informações!

Aqui estão algumas informações importantes para que você se mantenha atualizado:

  • Caso você encontre algum dado incorreto basta ligar para o SAC no 0800 – 887 – 9105 e solicitar a correção. É fundamental ter as suas informações atualizadas no sistema bem como de forma certa!

  • As informações nesse cadastro positivo só podem ser acessadas por você e pelas instituições financeiras que queiram realizar a concessão de crédito

  • Se você quiser conferir os dados contidos em seu CPF nesse cadastro positivo, então, basta acessar aqui, preencher com o login e senha e verificar todas as suas informações

  • Algumas de suas principais vantagens são: obtenção de crédito (empréstimo, financiamento, cartão de crédito etc), facilidade para acompanhar os seus pagamentos, aumento de acesso ao crédito. Além disso, diminui a taxa de inadimplência e gera mais confiança para lojistas e empresas de créditos

Como lido, o cadastro positivo é um grande benefício para você manter o seu comportamento estável à vista dos órgãos de créditos. Por isso, use-o a seu favor para solicitar empréstimo, financiamento etc.

Caso você queira consultar o seu CPF para verificar a existência de débitos, clique em Mega Consultas e escolha uma das opções do site. Você não paga mensalidade, isto é, paga por consulta realizada! Aproveite e faça agora mesmo a consulta!

Se desejar, comente e compartilhe!