certidão negativa do cartório de protesto

Certidão negativa do cartório de protesto – O que é e como obter?

A certidão negativa do cartório de protesto é um documento comprobatório em que informa a não existência de débito no CPF ou no CNPJ consultado. Descubra mais informações sobre o que ele é, onde e como obter!

Quando você pretende comprar ou vender um imóvel, sem dúvida, a certidão de protesto auxilia na tramitação do processo. São muitas as pessoas que solicitam esse tipo de documento para dar continuidade ao procedimento de compra ou venda da casa, apartamento, salas comerciais etc.

Assim, ele se torna um item indispensável, pois por meio dela é que pode ser constatado se há alguma pendência financeira. E, caso seja apontado um débito, possivelmente, não haverá finalização do contrato.

2 Tipos de Certidões de Protestos

  • Certidão positiva – que atesta “CONSTA PROTESTO” no CPF e/ou CNPJ consultado. Assim, isso significa que há débito em seu nome em um determinado cartório de sua região

  • Certidão negativa – que atesta “NADA CONSTA PROTESTO” no CPF e/ou CNPJ consultado. Assim, isso significa que não há débito em seu nome em nenhum cartório

Então, essa certidão negativa do cartório de protesto é de grande importância para as tramitações comerciais, para participação em alguns concursos públicos, financiamentos, dentre outros. Por essa razão, você precisa estar quites na praça, isto é, sem dever nenhum valor!

TÍTULOS PROTESTADOS NO CARTÓRIO – COMO SABER?

Desse modo, é bom que você esteja acompanhando se há algum valor em aberto no seu CPF e/ou CNPJ, pois impossibilita iniciar algum projeto que queira realizar. Por isso, faça a busca em nosso sistema Mega Consultas, uma plataforma online para consultas de restrições, tais como:

  • Protesto de títulos

  • Nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito

  • Cheque sem fundo

  • Multas, infrações no veículo etc

  • Processos de primeiro e segundo grau em todo o território nacional

  • E outras consultas!

O cadastro no sistema é gratuito. Então, clique em Cadastre-se e preencha as suas informações nos campos certos. E, caso já conheça nossa plataforma online e tenha cadastro, então, clique em Minha Conta e insira seus dados de login e senha.

Depois, insira créditos no valor que desejar, escolha uma das opções de consulta e informe o número de seu CPF/CNPJ no campo solicitado. E, com isso, o resultado será mostrado!

Neste artigo você saberá mais detalhes sobre o que é certidão negativa do cartório de protesto, onde e como obter. Logo, veja a seguir!

Certidão negativa do cartório de protesto – Onde e como obter?

É um atestado de “nada consta” de débito em nome da pessoa consultada, seja CPF ou CNPJ. Assim, ele é impresso no ato da solicitação no cartório bastando apenas informar o número do CPF e/ou CNPJ, pois são verificados no banco de dados.

É importante frisar que apenas os cartórios possuem autorização para emitir esse tipo de certidão. E também que é necessário pagar uma taxa. Porém, o valor dependerá de cada estado e região em que essa certidão negativa do cartório de protesto será emitida.

TÍTULO PROTESTADO CADUCA?

Então, você se dirige até o cartório de sua cidade e solicita a certidão negativa. Depois, pague a taxa desse serviço e ela será emitida para você.

No mais, esse procedimento já é o bastante para sair dali com a certidão negativa do cartório de protesto em mãos. Com isso, você pode levar até a empresa ou loja, banco ou instituição financeira que lhe pediu e apresente originalmente.

Se você gostou desse conteúdo certidão negativa do cartório de protesto e lhe foi benéfico, então, comente e compartilhe!