títulos protestados no cartório

Títulos protestados no cartório – Como saber?

Títulos protestados no cartório como cheques, boletos, notas promissórias etc podem ser consultados online! Saiba como consultar a dívida, qual o cartório que se encontra em registro, o valor e demais dados. Consulte hoje e resolva essa pendência para viver com liberdade!

Caro consumidor, se você fez uma compra ou usufruiu de um serviço e não pagou, você sabia que esse débito pode ser protestado em cartório? Independentemente da empresa, caso tenha vencido o boleto, o carnê ou outro meio de pagamento, ela pode protestar o CPF (pessoa física) no Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos.

Assim, com os títulos protestados no cartório, o devedor fica impossibilitado de ser aprovado em análises de crédito, caso solicite em alguma loja ou banco. Por isso, se você está tentando solicitar algum crediário ou cartão de crédito, mas este é negado constantemente, esse pode ser o motivo.

Então, a melhor forma de saber o que está ocorrendo com o seu CPF é realizando a consulta online. E por meio de consultar o cartório para verificar se há algum registro negativo em seu nome, você pode negociar o débito, quitá-lo e, assim, voltar a ter o nome limpo.

QUAL O VALOR DAS CUSTAS DE UM PROTESTO EM CARTÓRIO?

Títulos protestados no cartório é o mesmo que ter o nome negativado?

Não! Ter um título protestado no cartório significa que a dívida foi oficialmente registrada em nome do devedor. Já a negativação é um apontamento de que existe a dívida em nome do devedor e ela é feita nos órgãos de proteção ao crédito como SCPC, SPC etc.

Então, ter o nome negativado quer dizer que a dívida existe em um órgão específico de crédito, o qual fica impossibilitado de ter aprovação em financiamento, empréstimo etc.

Embora o protesto de título também possa ser informado nos órgãos de proteção ao crédito, mas ele se torna mais abrangente.

Diferenças entre negativação e protesto de títulos

Assim sendo, possuem diferenças, tais como:

  • Na negativação, a dívida quando quitada é retirada dos órgãos de proteção ao crédito sem custo nenhum. Ou seja, a empresa é responsável por solicitar a exclusão do registro no CPF em um prazo de até 5 dias úteis após a quitação

  • O título protestado quando quitado o débito há taxas de exclusão que ficam a cargo do devedor pagar. Então, significa que além de quitar o que deve na empresa credora, precisa pagar os custos do cartório

  • Negativar é no SPC, SCPC e demais órgãos de proteção ao crédito; Já protestar um título é sempre no cartório da cidade residente do devedor

  • Após 5 anos passados, automaticamente, a dívida é perdoada e o nome sujo sai dos órgãos de proteção ao crédito, mesmo devendo a empresa. Já no cartório, o título protestado permanece em seu registro até que seja quitado e pode durar por 10 anos

  • No protesto de títulos pode acontecer uma ação judicial, dependendo do caso! Na negativação, isso não pode ocorrer

  • Quando o CPF se encontra registrado no SPC, SCPC etc, há bloqueio para qualquer solicitação de crédito (empréstimo, cartão de crédito, financiamento etc). Já no cartório, além do bloqueio mencionado, o devedor pode ter a conta corrente cancelada, bloqueio de novos cheques etc

Agora que você descobriu a diferença de ter o nome negativado e protestado, veja como saber se há algum título no cartório em seu nome!

Títulos protestados no cartório – Como saber?

A consulta pode ser feita pela internet por meio do sistema Mega Consultas, empresa que atua como distribuidora autorizada para consulta de análise de crédito a nível nacional. Sendo assim, ela oferece um sistema pré-pago que a pessoa só paga por consulta realizada.

Desse modo, o programa é disponibilizado 24h por dia. E tudo é feito no próprio sistema, de imediato após a liberação dos créditos e em formato virtual. Então, basta realizar o cadastro gratuitamente para ter acesso as suas funcionalidades.

Para se cadastrar, basta informar os seus dados no sistema gratuitamente. Para consultar, então, precisa inserir créditos no valor que desejar. Logo, o pagamento pode ser feito por boleto ou cartão de débito ou crédito (juros de 1,99% ao mês).

Abaixo estão um passo a passo de como saber sobre os títulos protestados no cartório:

  • Acesse o site Mega Consultas e faça o seu cadastro gratuito ao clicar em Cadastre-se!

  • Em seguida, preencha as informações nos campos solicitados e conclua clicando em Cadastrar

  • Depois de criada a sua conta, entre com login e senha cadastrada e insira créditos

  • Após liberado os créditos, escolha a opção de Consulta CPF Restrições + Protestos (valor de R$ 14,00 por consulta realizada)

  • Logo, informe o seu CPF e siga as instruções

  • Por fim, acesse o relatório da consulta

Se tiver algum título protestado em cartório, o sistema informará o lugar de registro, valores, dados detalhados etc. Caso não tenha nenhum registro em seu CPF, o sistema informará como nada consta.

Conheça os planos que oferecemos para a sua empresa ao clicar em Planos Diferenciados.

Se desejar, escreva nos comentários se esse conteúdo foi útil. Também compartilhe para que mais e mais pessoas descubram como consultar títulos protestados no cartório e possam resolver suas pendências.